Começa nova campanha de vacinação contra a poliomielite

Serão 18.226 postos, 52.915 profissionais, 4.343 veículos e cinco barcos

ter, 10/06/2008 - 8h51 | Do Portal do Governo

Começa no dia 14 de junho, sábado, a campanha anual de vacinação contra a poliomielite. Neste ano, a Secretaria da Saúde tem um motivo para comemorar: há 20 anos São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil. O último diagnóstico da doença foi feito em 1988, na cidade de Teodoro Sampaio.

A meta é vacinar 95% dos cerca de 3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade que vivem no Estado. Para garantir que 4,7 milhões de doses da vacina cheguem aos menores, foi organizada uma megaoperação. Serão 18.226 postos de vacinação (fixos e volantes), 52.915 profissionais, 4.343 veículos e cinco barcos. A segunda fase da campanha será no dia 9 de agosto.

A prevenção é o meio mais seguro de controlar doenças. No caso da poliomielite, a vacina é a única arma e os efeitos colaterais são extremamente raros. Causada pelo poliovírus, é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia.

No Brasil, está erradicada há 19 anos. Os últimos casos foram registrados no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Mas o vírus não foi extinto. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de países endêmicos caiu de 125 em 1988 para quatro em 2006. As nações que ainda registram casos de pólio são Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

“A paralisia infantil é uma doença grave que pode ser evitada com a vacinação. Por isso, é muito importante levar as crianças aos postos de saúde. Primeiro, no próximo dia 14. Depois, em agosto”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Da Secretaria da Saúde

(M.C.)