Começa neste sábado campanha de vacinação contra gripe para idosos

Até 9 de maio, 3.354 postos fixos e 2.830 unidades volantes funcionarão das 8 às 17 horas

sáb, 26/04/2008 - 11h06 | Do Portal do Governo

A campanha de vacinação contra a gripe para idosos deste ano começa neste sábado. O humorista Ari Toledo e o músico e apresentador Rolando Boldrin serão as estrelas do cartaz de divulgação, que destaca o tema Seja mais vivo que a gripe. Os atores cederam suas imagens à Secretaria da Saúde para a produção de 15 mil cartazes que serão espalhados pelo Estado.  

A iniciativa é nacional. Em São Paulo, o objetivo é vacinar pelo menos 3 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. O número corresponde à meta de 80% dos cerca de 3,7 milhões de idosos no Estado. 

Durante a campanha, que vai de 26 de abril a 9 de maio, a população terá à disposição 3.354 postos fixos e  2.830 unidades volantes funcionando das 8 às 17 horas. No site do Centro de Vigilância Epidemiológica, link Postos de Vacinação, constam os endereços de todos os locais cadastrados para oferecer o serviço.  

A distribuição e a aplicação das doses envolverão 28 mil profissionais, 2,7 mil carros e sete barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em cerca de 1.520 asilos e casas de repouso instalados no Estado. 

Sem efeitos colaterais – Em 2007, 81,23% dos idosos  foram imunizados em São Paulo, superando a expectativa de 70%. Naquela ocasião, apenas 36 municípios não atingiram a meta estabelecida pela Secretaria da Saúde. 

Todas as pessoas com mais de 60 anos precisam se prevenir. Segundo os médicos, a vacina causa raros efeitos colaterais, que geralmente se restringem a febre baixa e vermelhidão na pele. Porém, quem tem doenças pulmonares, cardíacas, renais e hepáticas só pode tomar o antídoto com autorização médica. A mesma orientação vale a diabéticos e portadores de problemas neurológicos crônicos. Alérgicos a ovo são proibidos de vacinar-se.   

Durante a campanha de vacinação, além do antídoto contra o vírus influenza, a Secretaria oferecerá a dupla adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.  

Da Agência Imprensa Oficial 

Serviço

No site http://www.cve.saude.sp.gov.br/ consta o endereço das unidades participantes do serviço.