Começa neste fim de semana o Festival de Campos do Jordão

Capa do programa reproduz uma gravura de Tomie Ohtake, considerada a “dama das artes plásticas brasileiras”

sex, 06/07/2007 - 15h35 | Do Portal do Governo

(atualizada às 17h45)

A 38ª edição do Festival Internacional de Campos do Jordão – Dr. Luís Arrobas Martins, que tem início neste sábado, 7,  presta homenagem à mulher. O tributo começa na capa do programa, que traz uma reprodução de uma gravura, de 1999, sem título, da artista plástica Tomie Ohtake. Ela é considerada a “dama das artes plásticas brasileiras” pela carreira consagrada, construída ao longo dos últimos cinqüenta anos, e pelo estilo ímpar de enfrentar a obra e a vida, nas quais força e suavidade têm o mesmo significado.

“O Festival de Campos do Jordão, há quarenta anos, traz a melhor música erudita brasileira e ótimos artistas mundiais, além de ter a participação dos bolsistas. Eu acho muito interessante ter, neste ano, a participação forte de mulheres e fico muito honrada com o convite de Clodoaldo Medina para que uma das minhas obras, escolhida por ele, seja a marca desta edição”, afirmou Tomie Ohtake, agradecendo Medina, que é coordenador geral do evento.

A mulher, inspiradora dos maiores criadores de todos os tempos, estará representada também no Festival pelas intérpretes e compositoras de extraordinária qualidade que se apresentarão de 7 a 29 de julho: a soprano Kiri Te Kanawa, as pianistas Cristina Ortiz e Sônia Rubinsky, o Trio Eroica, a trompetista Alison Balsom, a violonista Sharon Isbin, as sopranos Rosana Lamosa e Gabriela Geluda, além de Jocy de Oliveira, que será a compositora residente deste ano, entre outras.

Realizado pelo governo do Estado e pela Secretaria Estadual da Cultura, com produção do Centro Tom Jobim, o evento apresentará obras de diversas compositoras, além de Jocy de Oliveira. São composições de brasileiras como Marisa Rezende, Ester Scliar e Silvia de Lucca, cuja Sun D’Oro Suíte está sendo composta especialmente para o Festival. Na lista de compositoras ainda fazem parte Clara (mulher de Robert) Schumann; Fanny (irmã de Felix) Mendelssohn Hensel, Cecilia Mcdowall, Monica Thiele, Modesta Bór, Chiquinha Gonzaga, Nadia Boulanger, Nancy Galbright, Cécile Chaminade, Rebecca Clarke, Ingrid Silna, Rita Hymans, Esther Apituley, Ellen Taaffe Zwilich, Galina Ustwolskaja, Louise Farrenc, Amy Beach, Germaine Tailleferre, Ruth Crawford Seeger, Sofia Gubaidulina e Joan Tower.

Três nomes da música brasileira serão homenageados in memorian: a pianista e compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935), a pianista Guiomar Novaes (1894-1979) e a soprano Bidu Sayão (1902-1999).

O Festival, que é o maior e mais importante evento de música clássica da América Latina, acontecerá em seis espaços de Campos do Jordão: Auditório Cláudio Santoro, Praça do Capivari, Capela do Palácio Boa Vista, Igreja Santa Terezinha, Igreja São Benedito e Espaço Cultural Cinema Dr. Além. O concerto de encerramento será realizado na Sala São Paulo, em 29 de julho, com a Orquestra Acadêmica do Festival, formada pelos bolsistas e regida pelo diretor artístico do Festival, Maestro Roberto Minczuk.

Serão 48 espetáculos, grande parte deles com preços populares e muitos gratuitos na Praça do Capivari, nas Igrejas Santa Terezinha e São Benedito. O Festival deste ano terá mais apresentações na Praça do Capivari, o que certamente atrairá um público bem maior do que nos anteriores, pois ali se reúnem mais de duas mil pessoas por concerto.

Escola de Música

Nesta edição, 164 alunos bolsistas participam do Festival. São Paulo tem o maior número de inscritos, 64, seguido do Rio de Janeiro, com 14. Além dos brasileiros, a Venezuela inscreveu 23 alunos, seguida dos Estados Unidos, com 9, do Chile, com 7, e da Argentina, com 6 alunos. O violino é o instrumento que concentra o maior número de inscrições, 35, seguido de viola e violoncelo, ambos com 14, contrabaixo, com 11, e piano e percussão, com nove cada um. Os instrumentos de sopro reúnem 42 bolsistas. A classe de composição tem seis alunos e a de regência, cinco.

Aos melhores alunos serão concedidas três bolsas: o Prêmio Eleazar de Carvalho (somente para alunos brasileiros), uma para o Festival de Schloss Pommersfelden na Alemanha e outra para o Festival de Attergau na Áustria.

Os bolsistas formarão a Orquestra Acadêmica que tocará e gravará um CD sob a regência do Maestro Roberto Minczuk, diretor artístico do Festival. A Orquestra Acadêmica formada pelos professores e artistas do Festival já recebeu o Prêmio Tim de Melhor CD Clássico em 2006 e o Prêmio Carlos Gomes na categoria Melhor Orquestra em 2005.

Ingressos

Os ingressos para os concertos do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão custam entre R$ 10,00 e R$ 120,00 e estão a venda nos seguintes locais:

– Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, s/n. Tel.: 11. 3221.3980. Horário da bilheteria: de segunda a sexta, das 10h às 18h.

– Auditório Cláudio Santoro – Campos do Jordão: Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1880, Alto da Boa Vista. Tel.: 12.3662 2334. Horário da bilheteria: das 10h às 18h. A partir do dia 7 de julho, das 12h às 21h.

– Loja do Festival – Campos do Jordão: Praça São Benedito, 190. Capivari. Horário da bilheteria: das 10h às 19h.

É possível, também, comprar por telefone e pela internet, por meio do Ingresso rápido. O telefone é (11) 2163-2000 e o site é www.ingressorapido.com.br. Em todos os pontos de vendas e pelo telefone aceitam-se dinheiro; cartões de crédito Visa, Mastercard, Redecard e Diners; cartões de débito Visa Electron e RedeShop. Pela Internet, apenas cartões de crédito.

Regina Amábile