Começa nesta segunda a Semana do Doador Voluntário de Sangue

São diversas atrações até dia 28, entre elas a 2ª edição do Donation Week, que traz o sabor da culinária de renomados chefs para o lanche oferecido ao doador

seg, 23/11/2015 - 15h01 | Do Portal do Governo

Para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25 de novembro), a Pró-Sangue promoverá a Semana do Doador Voluntário de Sangue a partir desta segunda-feira (23), até o dia 28 de novembro, com diversas atrações.

Além disso, a Fundação também terá a 2ª edição da Donation Week, que traz o sabor da culinária de renomados chefs para o lanche oferecido ao doador. Ao todos são seis nomes de peso da gastronomia brasileira trarão suas famosas receitas para o paladar desse público.

Para que a festa desse ano ganhe uma cor bem especial, a Pró-Sangue pede que todas as pessoas que doarem apareçam vestidas de vermelho no Dia Nacional e compartilhem a ação nas suas redes sociais com a hashtag #todosdevermelho e #vermelhonaprosangue.

Ao longo da semana, a instituição também trará diversas atrações para o público que passar no Posto Clínicas, localizado na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 19 horas de segunda a sexta, das 8 às 18 horas nos sábados e feriados, e no 1º e 3º domingos de cada mês das 8 às 13 horas.

No Dia Nacional do Doador de Sangue, a Pró-Sangue também celebra o 17º Aniversário do Clube Irmãos de Sangue, integrado por quase 9 mil doadores com mais de 10 doações voluntárias na instituição. Para prestar uma homenagem a esse público, a Fundação convidou os integrantes para participar do vídeo Para Quem Vai Essa Flor, que traz depoimentos desses doadores.

Números de doadores
Segundo dados do Ministério da Saúde, o índice de doadores de sangue no Brasil ainda é bem tímido, não chegando a 2%. Sem dúvida, é necessário aumentar essa base, de modo a garantir um abastecimento confortável a todos hospitais e instituições que fazem parte da rede pública.

No Brasil, hoje são coletadas anualmente 3,6 milhões de bolsa de sangue, sendo que a Pró-Sangue já registrou mais de 4,8 milhões de doação nos seus 31 anos de atuação, que resultaram na produção de mais de 11 milhões de hemocomponentes. Por ano, a instituição recebe cerca de 150 mil candidatos.

Para mais informações, os cidadãos podem ligar no Alô Pró-Sangue pelo número 0800 55 0300 ou entrar no site da Fundação.

Do Portal do Governo do Estado