Começa na segunda-feira a maior campanha para teste de HIV de SP

De 25 de agosto a 5 de setembro deverão ser realizados gratuitamente cerca de 250 mil exames em 1.400 unidades de saúde espalhados por 180 municípios

sáb, 23/08/2008 - 14h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde prepara a maior campanha de testes anti-HIV da história de São Paulo. De 25 de agosto a 5 de setembro deverão ser realizados gratuitamente cerca de 250 mil exames em 1.400 unidades de saúde espalhados por 180 municípios, onde vivem cerca de 70% da população de todo o Estado de São Paulo. Algumas unidades irão funcionar no sábado, dia 30, ou no domingo, 31, para receber a população.

A campanha “Fique Sabendo”, que faz parte das comemorações dos 25 anos do Programa de Combate à Aids no Estado de São Paulo, será desenvolvida pelo Centro Estadual de Referência e Treinamento em DST/Aids (CRT/Aids) e pelo Instituto Adolfo Lutz, órgãos da Secretaria, em parceria com os municípios paulistas. O objetivo é diagnosticar precocemente infecções por HIV, além de sífilis e das hepatites B e C.

“O diagnóstico precoce de Aids e doenças sexualmente transmissíveis é muito importante para que o tratamento tenha eficácia, evitando complicações e assegurando maior qualidade de vida às pessoas infectadas”, explica a diretora do Programa Estadual, Maria Clara Gianna.

Além do incentivo à testagem, a campanha visa informar  a população sobre as formas de prevenção das DST, divulgar a rede de serviços disponíveis e encaminhar as pessoas diagnosticadas com HIV aos serviços especializados.

Por meio do Disk-Aids, primeiro serviço telefônico criado no Brasil para tirar dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis, os interessados poderão saber como funciona o exame e os locais disponíveis para realizar a coleta. O telefone é o 0800-16-25-50, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No sábado, dia 30 de agosto, o serviço também estará funcionando, das 8h às 17h.

Da Secretaria da Saúde

(M.S.)