Começa matrícula na rede estadual de ensino

Alunos do ensino fundamental têm até o dia 20 para garantir vaga

qua, 05/11/2008 - 8h57 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação definiu as datas para matrícula antecipada de alunos do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries). Na quarta-feira, 5, as escolas começam a receber as inscrições dos futuros alunos. O prazo termina em 20 de novembro. A Secretaria possibilitará que os alunos que estão fora de escolas públicas possam já neste ano garantir as vagas para 2009.

Pais ou responsáveis ou os próprios alunos devem se dirigir a qualquer escola estadual (ensino fundamental ou médio) para efetivar as inscrições, em qualquer da 645 cidades paulistas. Em 2007 houve cerca de 200 mil matrículas antecipadas para 2008.

Os alunos que já estão na rede pública de ensino serão matriculados automaticamente por suas escolas – não precisam participar deste processo. A matrícula para 2009 já neste fim de 2008 tem objetivo de auxiliar a Secretaria no planejamento para atendimento de toda a demanda na rede estadual. As inscrições dos candidatos e a efetivação da matrícula serão digitalizadas no Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria.

No início de dezembro serão organizados os dados de demanda e oferta de vagas. De 3 a 10 de dezembro será divulgada listagem com os nomes dos alunos nas escolas. De 8 a 16 de dezembro o aluno ou seu responsável deverá confirmar a matrícula com entrega de documentação na escola de destino.

“É importante que os alunos ou seus responsáveis não deixem a matrícula para última hora. Todas escolas estaduais estão disponíveis para atendimento à população”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Para que as informações sejam precisas é aconselhável a apresentação de RG do aluno e comprovante de conclusão do ensino Fundamental. As inscrições para pretendentes a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ensino Médio são neste mesmo período.

Matrícula Ensino FundamentalA Secretaria de Estado da Educação e as 645 cidades paulistas encerraram o processo de matrícula antecipada para o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série). Mas quem perdeu o prazo não precisa se preocupar: basta procurar qualquer escola e pedir a inscrição.

Cerca de 425 mil crianças garantiram vaga, de acordo com balanço prévio da Secretaria de Estado da Educação. Quem agora procurar as escolas não entrará no grupo dos já inscritos – por isso os alunos poderão ficar em escolas mais longe de casa, por exemplo. Nenhuma criança corre o risco de ficar sem escola em São Paulo.

Da Secretaria da Educação