Começa hoje embarque especial do Metrô

José Serra acompanhou na manhã desta sexta-feira, 30, na Capital, o início das operações

sex, 30/11/2007 - 11h36 | Do Portal do Governo

Atualizada às 12h10

O governador José Serra acompanhou na manhã desta sexta-feira, 30, na estação Corinthians/Itaquera, zona leste da Capital, o início da operação especial de embarque e desembarque em horários de pico adotada pelo Metrô, CPTM e EMTU. A medida visa facilitar o acesso de grávidas, idosos, portadores de necessidades especiais e mulheres com crianças de colo, aos trens e ônibus da região metropolitana de São Paulo.

O trabalho começou às 6h nas estações Paraíso, Luz, Sé, Palmeiras/Barra Funda e Corinthians/Itaquera. “São cinco estações, porque são as de maior movimento, é por onde a gente está começando. Depois a gente pode pensar na extensão, mas primeiro tem que fazer para estas cinco estações, que é fundamental”, observou.

“Naturalmente, ao longo das semanas, a população já vai estar mais habituada a este novo esquema, que é para facilitar o acesso. É coisa a curto prazo: não é um milagre, mas facilita, dentro daquilo que se dispõe”, observou o governador.

A idéia, a médio e longo prazo, é oferecer à população vagões exclusivos para o público com demandas especiais. Mas o governador fez um alerta: “às vezes você não tem um grande volume dessas pessoas, e aí não teria sentido ter um vagão subutilizado”. A saída, completou, é investir na aquisição de trens novos, com mais capacidade de transporte, mais conforto e segurança (a ação já está em curso: até 2010 os trilhos da CPTM e do Metrô vão ganhar 99 novos trens).

Confira o que muda

  • Metrô

A Operação Especial de embarque e desembarque acontecerá em cinco estações do Metrô. São elas: Paraíso (Linha 1 – Azul), Luz (Linha 1 – Azul), Sé (Linha 3 – Vermelha), Palmeiras/Barra Funda (Linha 3 – Vermelha) e Corinthians/Itaquera (linha 3 – Vermelha).

Nestas duas últimas estações, que são de ponta de linha, o primeiro vagão de cada composição nos horários de pico da manhã e da tarde será destinado a idosos, gestantes, deficientes, pessoas com baixa mobilidade e mulheres com criança de colo. Nas outras três, apenas as duas primeiras entradas do primeiro vagão serão destinadas exclusivamente a este público.

A operação é realizada por agentes das estações e de segurança, que utilizam megafones para reforçar a organização dos embarques preferenciais. Foi criada uma sinalização especial visando facilitar os embarques, além de folhetos, faixas, cartazes e direcionadores de solo, com a marcação precisa dos locais de embarque, para orientação dos usuários. A operação é válida em todos os dias úteis.

Outra medida adotada pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos é a distribuição de usuários nos vagões. “Tem gente que, quando chega na hora de entrar no trem e vê que todos os assentos estão tomados, pára na entrada, e aqueles que querem ir de pé ficam bloqueados, então estamos separando esses dois grupos”, explicou o governador.

O secretário dos Transportes Metropolitanos explica como vai funcionar a medida, válida para todos os vagões. “Há uma fila segregada, quem quer ir em pé vai entrar pelo lado direito. Primeiro entra o grupo que quer ir sentado, acabando, a fila da direita começa a entrar, tudo com o auxílio de seguranças”.

O transtorno dos usuários para comprar passagens nos horários de maior movimento também foi levado em conta. “Havia o mesmo número de funcionários vendendo bilhetes nos horários de pico e nos horários fora de pico. Estamos redistribuindo: mais funcionários nas horas de pico, para a venda de bilhetes se fazer de forma mais rápida”, disse Serra.

  • CPTM

A operação vai atingir os trens que passam por sete estações da CPTM. A partir do dia 30, os usuários das estações Osasco, Mauá e Guaianazes, na parte da manhã, e nas estações Lapa A, Barra Funda, Osasco, Luz e Brás, na parte da tarde, vão dispor dos benefícios. Assim como no Metrô, o embarque diferenciado terá sinalização e comunicação visual específica, além de campanha de conscientização.

  • EMTU

A oferta de ônibus no município de Embu (bairros de Vasame e Colégio) será aumentada nos finais de semana e durante o mês de dezembro. Além disso, como resultado da “Operação Na Linha”, a rede de crédito eletrônico do Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM) será expandida.

Operação Na Linha

As medidas de otimização do acesso foram anunciadas pelo governador José Serra no dia 9 de novembro, após conferir os resultados da “Operação Na Linha”. “Temos que melhorar e por isso estamos ouvindo os usuários”, afirmou o governador, após visitar a Estação Paraíso do Metrô. “Queremos maior capacidade de transporte, mais conforto, melhores estações e mais segurança”, completou.

O trabalho envolveu 240 dirigentes da Secretaria e das três empresas de transporte metropolitano do Governo do Estado (Metrô, CPTM e EMTU). Eles acompanharam as viagens de ida na parte da manhã e de retorno, no final da tarde, da população, avaliando as condições reais de funcionamento do transporte público metropolitano.

Durante a “Operação Na Linha” os dirigentes realizaram uma pesquisa de opinião acerca do funcionamento e do atendimento do sistema. Cerca de 3.800 pessoas foram entrevistadas e os resultados estão disponíveis no site da STM, www.stm.sp.gov.br.

A “Operação Na Linha” é uma das etapas do “Programa VOS – Ver, Ouvir e Sentir”, criado com o objetivo de envolver os funcionários da Secretaria e das empresas com a população transportada pelo sistema e definir medidas que possam proporcionar aos usuários um tratamento digno, que garanta rapidez, segurança e confiabilidade. O programa faz parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano.

Manoel Schlindwein com Secretaria de Transportes Metropolitanos