Começa festival da cultura paulista na Capital

Festival oferece ao público oportunidade de apreciar manifestações folclóricas e artísticas

sex, 10/09/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Começa nesta sexta-feira, 10, na Capital a décima quarta edição do Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional. Até o dia 19 de setembro, o público que for ao Parque Vila Guilherme Trote e ao Mart Center, na Vila Guilherme (próximo ao metrô Carandiru) poderá apreciar diversas atrações como 300 grupos de manifestações artísticas e folclóricas, 240 espaços de culinária e artesanato, rancho tropeiro e cavalhadas. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da secretaria da Cultura, e conta com apoio da Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

O tema deste ano é “do Rio ao Oceano” e a proposta é contemplar e mostrar a herança e identidade cultural de 200 municípios do Estado. Serão cerca de 90 estandes de culinária, 160 de artesanato, Rancho Tropeiro, brincadeiras de todos os tempos e corrida de cavalhada, além de aproximadamente 300 grupos que trarão manifestações artísticas durante os dez dias do evento.

Com mais de 30 atrações em sua programação, o festival oferece ao público a oportunidade de apreciar as Folias de Reis e do Divino, Cortejo de Bonecões, Orquestras de Viola, Violeiros e Sanfoneiros, grupos de Catira, Fandangos e Cururus, Congos e Moçambiques, Serestas e as Noites dos Tambores, Cigana, de Quadrilhas e das Manifestações Cosmopolitas. Além dos grupos étnicos para o Festival da Amizade, espetáculos no palco da grande arena, reunindo danças folclóricas e características das culturas dos países imigrantes no Brasil como a dança alemã, japonesa, italiana, portuguesa, árabe e brasileira, entre outras.

Para reviver as antigas corridas de trote, a programação também levará mais de 200 animais (cavalos, bois, búfalos e mulas) que se apresentarão em Cavalgadas, Cavalhadas, Tropas de Mulas e Carros de Bois.

O compromisso com a construção da Cultura de Paz e o respeito à diversidade se mantém no Revelando São Paulo com a Cerimônia da Paz.  Cerca de 40 segmentos religiosos se encontrarão no Parque da Juventude (local onde antigamente funcionava a Penitenciária do Carandiru) para a cerimônia inter-religiosa. Haverá presenças de representantes hare krishnas, budistas, católicos, presbiterianos, umbandistas, espiritualistas, além de comunidades indígenas, que receberão a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida da Basílica de Aparecida.

O evento é gratuito e funcionará das 9 às 22 horas. Mais informações podem ser encontradas no site www.abacai.org.br.

Sobre o Revelando São Paulo

Desde seu lançamento em 1997, o Revelando São Paulo é realizado pela Secretaria da Cultura. O evento ganhou forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento. Foi assim com os Festivais da Amizade e de Bonecos de Rua e Cabeções, a Reiada, festa de Cosme e Damião, os encontros de Violeiros, Sanfoneiros, Catira, São Gonçalo, Adoradores de Santa Cruz, Caminheiros, Irmandades Religiosas, Romeiros, Manifestações Cosmopolitas, as noites de São João e dos Tambores, o Congado paulista. A construção da Cultura de Paz, disseminada com a cerimônia da paz, e o foco no respeito à diversidade para o envolvimento de todos: produção, expositores, grupos participantes, parceiros e o público visitante.

A ideia é difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração. O resultado desse trabalho começou a se espalhar com atividades artísticas desenvolvidas pela Abaçaí Cultura e Arte, grupo que hoje se transformou na Organização Social.

Os números do Revelando São Paulo impressionam quando analisados a partir dos registros das primeiras edições. Hoje a programação contempla 32 diferentes atrações, para as quais são esperadas cerca de 1 milhão de pessoas. No lançamento, em 1997, o Revelando São Paulo reuniu durante todo o evento 50 mil pessoas, e teve a participação de 70 municípios.

Na última edição, foram 180 municípios, 150 estandes de artesanato, 70 estandes de culinária, 170 animais (entre tropas de mulas, cavalos, touros e búfalos), 12 carros de bois, 30 grupos no Festival da Amizade, 18 orquestras de violas, 40 congadas e moçambiques, 50 duplas de violeiros, 15 grupos de catira, 15 grupos de dança de São Gonçalo e Santa Cruz, 12 grupos de bonecões e cabeções, 40 folias de reis.

Serviço
Programação Revelando São Paulo – 2010
Programação permanente
Carros de bois, charolas e charretes
160 espaços de artesanato
90 espaços de culinária
Rancho tropeiro
Espaço: Brincadeiras de todos os tempos

10 de Setembro – Sexta
IX Em Torno da Mesa Paulista Tradicional
X Rancho tropeiro – Abertura

11 de Setembro – Sábado
III Encontro de Orquestras de Viola
X Festival da Amizade – Previsão de 30 grupos das comunidades étnicas de São Paulo

12 de Setembro – Domingo
Cerimônia da Paz – Por uma Década de Cultura de Paz – Memorial da América Latina
Início da Cerimônia Transreligiosa – O Sagrado na Metrópole
IX  Festival da Amizade – Continuação
Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

13 de Setembro – Segunda
Tarde das Serestas
XII Encontro das manifestações cosmopolitas

14 de Setembro – Terça
III Encontro de Bandas e Fanfarras
XII Encontro das manifestações cosmopolitas – Continuação

15 de Setembro – Quarta
X Encontro de Violeiros
XI Encontro de Sanfoneiros

16 de Setembro – Quinta
XI Encontro de Catira
XII Encontro de São Gonçalo
VIII Encontro de Adoradores da Santa Cruz
IV Encontro de Fandango
II Cururu

17 de Setembro – Sexta
II Encontro de Trança-fitas
Encontro de Quadrilhas
IX Noite de São João

18 de Setembro – Sábado
XVII Festival de Bonecos de Rua e Cabeções
XI Reiada (Encontro de Folias de Reis)
XI Festa de Cosme e Damião
Corrida de Cavalhadas
IX Noite dos Tambores

19 de Setembro – Domingo
Corrida de Cavalhada
XI Encontro de Caminheiros
XIII Encontro de Romeiros
XII Congado Paulista
Despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

XIV Revelando São Paulo
Data: de 10 a 19 de setembro
Horário: das 9 às 22 horas
Local: Parque Vila Guilherme/Trote e Mart Center
Endereço: Avenida Nadir Dias de Figueiredo s/n – Vila Guilherme
Estacionamento no local
Entrada franca

Da Secretaria da Cultura