Começa entrega extra de remédios do Dose Certa para 388 cidades paulistas

Municípios com alto Índice de Vulnerabilidade Social terão 50% a mais de medicamentos a partir da próxima semana

dom, 30/09/2007 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde começa a entregar, a partir de segunda-feira, 1º de outubro, cotas extras de medicamentos básicos, como analgésicos, antitérmicos e antibióticos, a 388 municípios pequenos, com alto Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (veja lista abaixo).

A ação faz parte do programa de ampliação da assistência farmacêutica gratuita anunciado nesta semana pelo governador José Serra e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Os 388 municípios ganharão 50% a mais de remédios do que recebem atualmente, o que representa cerca de 300 milhões de unidades farmacêuticas adicionais por ano. O investimento extra será de R$ 9,2 milhões anuais. A entrega seguirá cronograma pré-estabelecido pela Furp (Fundação para o
Remédio Popular), responsável pela distribuição dos produtos do Dose Certa.

Os municípios contemplados possuem menos de 30 mil habitantes, baixa renda per capita, grande concentração de assentamentos ou população flutuante em razão de safras agrícolas.

O Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) é um indicador medido pela Fundação Seade que permite identificar com maior precisão fatores socioeconômicos e demográficos em cada macro-região do Estado, e que auxiliou a Secretaria a mapear os municípios que receberão as cotas extras
de medicamentos.

“Esta ampliação foi programada para que os municípios possam oferecer uma cesta de medicamentos mais completa a seus habitantes, gratuitamente. Assim, não deverá faltar remédio no posto”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Novos medicamentos

A Secretaria também decidiu ampliar em 81% a quantidade de itens do programa Dose Certa, que distribui medicamentos básicos aos municípios paulistas. A partir de outubro serão enviados 67 tipos de remédios. Até julho deste ano eram 37 medicamentos, entre antibióticos, xaropes, antiinflamatórios, pomadas e analgésicos.

Desde agosto seis novos produtos já foram incluídos. São três anticoncepcionais orais (incluindo a Pílula do Dia Seguinte), dois injetáveis (mensal e trimestral) e DIU. Em outubro 24 medicamentos destinados à saúde mental serão integrados ao programa, totalizando 30 novos itens, com distribuição totalmente gratuita.

Da Secretaria Estadual da Saúde

(S.M.)