Começa em Guarulhos curso de técnico em enfermagem

TecSaúde é destinado a auxiliares de enfermagem que estejam ou não em atividade

qui, 10/12/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

O município de Guarulhos, na Grande São Paulo, recebe nesta quinta-feira, 10, a aula inaugural do Curso de Formação de Técnicos em Enfermagem do TecSaúde (Programa de Formação de Profissionais de Nível Técnico para Área de Saúde no Estado de São Paulo)  O evento vai ocorrer na Escola Exitus.

Ao todo, o curso em Guarulhos tem 360 inscritos – 180 deles começam a estudar imediatamente. Os demais iniciam as aulas em 18 de janeiro. Serão cinco turmas de 36 estudantes cada.  Os alunos poderão escolher o período em que querem fazer o curso.  Na parte da manhã, das 8 às 12 horas, haverá uma classe; à tarde, das 13h30  às 17h30, três classes; e à noite, das 19 às 23 horas, uma turma. O curso de Formação de Técnico em Enfermagem é totalmente gratuito.

“O curso vai beneficiar tanto os trabalhadores da área de saúde como a administração pública. No caso dos profissionais, eles vão ganhar maior qualificação, aumentando a sua empregabilidade. Já na esfera administrativa o Estado ganha porque vai melhorar o atendimento à população, com mão de obra mais capacitada”, diz o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

O TecSaúde  é destinado a auxiliares de enfermagem que estejam ou não em atividade.  No total, o programa tem capacidade para formar até 100 mil interessados em todo Estado, num prazo de três anos.  O objetivo é ampliar a formação escolar dos profissionais de saúde, facilitar a entrada deles no mercado de trabalho e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população pela rede pública e privada. 

O curso está sob a coordenação da Secretaria de Gestão Pública, por meio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Participam ainda do programa o Centro Paula Souza, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, e as secretarias da Saúde e da Educação.

Com duração de até 12 meses, o curso é composto de 690 horas, sendo 490 de aulas teóricas e 200 de estágio supervisionado pelas unidades da ETSUS (Escola Técnica do SUS do Estado de São Paulo).

Da Secretaria de Gestão Pública