Começa dia 21 processo de transferência de professores

Os professores devem levar seus prontuários de 2008

qua, 07/01/2009 - 9h52 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação já começou a enviar cartas para os pais ou responsáveis de todos os alunos que estavam fora da rede pública e neste ano ingressarão no ensino fundamental das redes municipal ou estadual. A correspondência indicará qual escola o estudante frequentará. Após recebê-la, é preciso procurar a instituição escolar indicada e confirmar a matrícula do aluno.

A carta da secretaria chegará até o dia 15 a residências de estudantes de todo o Estado, tanto para os que entrarão na rede municipal como para os que irão à rede estadual, pois o processo de matrícula antecipada é realizado em conjunto.

O processo é necessário apenas para quem entrará em escola pública em 2009 – os que já estudavam na rede pública no ano passado têm matrícula automática. As aulas nas escolas estaduais começarão no dia 11 de fevereiro.

Além de levar a carta com a indicação, os pais devem comparecer à escola com documento de identificação do aluno (certidão de nascimento ou RG) e comprovante de residência. As cartas irão para os endereços que os responsáveis informaram no ato da matrícula antecipada. Mesmo quem não receber a carta ou não for à escola tem vaga garantida, mas pode ter de estudar em unidade mais distante de casa.

Transferência

Está definido o calendário de tarefas para os 12.657 professores que serão removidos de escolas neste ano. No próximo dia 21, esses educadores terão de participar do processo de atribuição de aulas em suas novas unidades. A posse está marcada para o dia 31. Os professores devem levar seus prontuários de 2008 – espécie de histórico na escola.

O processo de remoção é aberto anualmente pela secretaria, sempre no segundo semestre. Os professores indicam se desejam mudar de escola e para qual unidade querem ir. A remoção, porém, ocorrerá apenas se surgir vaga nessa escola. Em 2008, cerca de 50 mil professores se inscreveram, mas a movimentação na rede garantiu 12.657 vagas.

Da Secretaria da Educação