Começa curso de formação de técnico em enfermagem na zona leste da Capital

Curso é gratuito e direcionado para auxiliares de enfermagem que estejam ou não em atividade

ter, 02/03/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

Os 36 alunos do curso de formação de técnicos em enfermagem do TecSaúde (Programa de Formação de Profissionais de Nível Técnico para Área de Saúde no Estado de São Paulo) do bairro de São Mateus, zona leste da Capital, participaram na segunda-feira, 1º, da aula inaugural. A partir do dia 10 de março, o grupo estudará no período da noite, das 19 horas às 23h15, de segunda a sexta-feira, na Escola Rivadavia.

O curso de Formação de Técnico em Enfermagem é totalmente gratuito. “O curso beneficiará tanto os trabalhadores da área de saúde como da administração pública. No caso dos profissionais da saúde, eles ganharão maior qualificação, aumentando a sua empregabilidade. Já na esfera administrativa, o Estado ganha porque vai melhorar o atendimento à população, com mão de obra mais capacitada”, disse o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

O TecSaúde  é destinado aos auxiliares de enfermagem que estejam ou não em atividade.  No total, o programa tem capacidade para formar até 100 mil interessados em todo Estado, num prazo de três anos.  Até o momento, estão inscritos 42.322 candidatos.

Ampliação do atendimento

O objetivo do curso é ampliar a formação escolar dos profissionais de saúde, facilitar a entrada no mercado de trabalho e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população pela rede pública e privada.

O TecSaúde está sob a coordenação da Secretaria de Gestão Pública, por meio da (Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Participam ainda do programa o Centro Paula Souza, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, e as secretarias da Saúde e da Educação.

Com duração de 10 meses, o curso é composto de 690 horas, sendo 490 de aulas teóricas e 200 de estágio supervisionado pelas unidades da Escola Técnica do SUS do Estado de São Paulo (ETSUS).

Da Secretaria de Gestão Pública