Começa captação de água da reserva técnica do Cantareira

Bombeamento permitirá que volume seja enviado para a estação de tratamento do sistema Cantareira e depois para os moradores da zona norte da capital

qui, 15/05/2014 - 13h15 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo e a Sabesp iniciaram nesta quinta-feira, 15, a captação de águas da reserva técnica da represa Jaguari/Jacareí, em Joanópolis. Com isso, o nível do Sistema Cantareira ganhará mais 182,5 bilhões de litros de água, aumentando o nível para 18,5% a partir desta sexta-feira, 16.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

“Esta água não era utilizada porque estava abaixo do sistema de bombeamento e captação. É uma água totalmente testada e aprovada pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambienta), igual às demais águas”, afirmou o governador durante o acionamento do mecanismo que levará a água para a estação de tratamento do Guaraú. O projeto conta ainda com uma segunda etapa de equipamentos em fase de instalação na represa Atibainha.

A obra é composta por 17 bombas flutuantes, que devem retirar o volume de água abaixo da comporta de captação das represas e encaminhá-lo aos túneis, seguindo o trajeto normal até a Estação de Tratamento de Água Guaraú, na zona norte da capital. “Estamos trabalhando 24 horas com todo o empenho em engenharia técnica para garantir o abastecimento da população”, completou Alckmin.

Na estação, a água recebe tratamento dentro dos padrões de qualidade seguidos pela Sabesp. A água distribuída à população respeita a portaria 2.914 do Ministério da Saúde e é analisada nos laboratórios da companhia, que seguem as normas NBR ISO/IEC-17025 e são certificados pelo Inmetro.

A reserva técnica possui a mesma água do atual volume útil do sistema e já é utilizada pelas cidades da região de Campinas para abastecimento. É a água desse volume que é liberada das represas pelos rios que seguem até a região.

“Dos 400 milhões de m³ da reserva técnica, 182,5 milhões já começaram a ser bombeados hoje”, explicou o governador. Esse recurso será utilizado para abastecer a população da Região Metropolitana de São Paulo até março de 2015. “Um estudo mostra que nós conseguiremos passar o período da estiagem”, completou Alckmin.

Caso o volume de chuvas em São Paulo volte à normalidade, o uso da reserva técnica deverá ser suspenso, com retorno ao modelo de captação anterior.

Do Portal do Governo do Estado

photonews