Começa amanhã distribuição de anticoncepcional de graça em postos da Dose Certa

O medicamento estará disponível nas 20 Farmácias Dose Certa

ter, 10/07/2007 - 10h06 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Saúde começa a distribuir amanhã, 11, das 8h às 17h, anticoncepcionais em estações do metrô, trem e ônibus, além de unidades de saúde. O medicamento poderá ser retirado gratuitamente em qualquer uma das 20 Farmácias Dose Certa, localizadas nestes pontos (veja lista abaixo).

A ação faz parte de programa de Saúde da Mulher lançado pela Secretaria em março deste ano. Para retirar os anticoncepcionais bastará apresentar receita médica da rede pública. É extremamente importante que a pessoa tenha receita com os princípios ativos da pílula a ser distribuída: etinilestradiol 0,03 mg e levonorgestrel 0,15 mg. Apenas com estes dois nomes será possível retirar o anticoncepcional.“Estamos ampliando o acesso das mulheres a métodos anticoncepcionais, sempre com distribuição gratuita. É uma escolha importante que a mulher precisa ter”, afirma o Secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Além do anticoncepcional, a Secretaria prepara para agosto a distribuição de Pílulas do Dia Seguinte nas Farmácias Dose Certa, sempre com receita médica e gratuitamente. “Assim que retirar as Pílulas do Dia Seguinte a mulher receberá preservativos e orientação. A Pílula é o último recurso para evitar gravidez, e é assim que deve ser utilizada”, diz o secretário Barradas Barata.

Dose Certa

As Farmácias Dose Certa são um auxílio do governo do Estado à distribuição de remédios na Capital. Oferecem todos os 41 medicamentos do programa Dose Certa, que cobrem 80% das doenças mais comuns. Estão localizadas em locais de fácil acesso, por onde circulam diariamente milhões de pessoas. Algumas estão localizadas internamente nas estações, outras para fora da catraca, visando auxiliar quem já circula, ou não, pelo transporte público.

Entre as ações previstas pelo programa de Saúde da Mulher da Secretaria, além das pílulas, está a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis para permitir o diagnóstico precoce do câncer do colo de útero. O primeiro mutirão de mamografias já foi realizado. Haverá, ainda, a capacitação de profissionais de saúde em todo o Estado para atendimento às mulheres, com ênfase no pré-natal.

O programa inclui também a implantação de serviços de diagnóstico para atendimento às mulheres em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) a serem instalados pelo governo paulista no interior e litoral.

O atendimento às mulheres vítimas de violência será expandido. Unidades do Projeto Bem-Me-Quer, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, irão para o interior paulista, com tratamento médico e apoio psicológico. Atualmente o projeto funciona no Hospital Pérola Byington, na Capital, e no Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Unidades da Farmácia Dose Certa

 

Estações de Metrô:

Ana Rosa – Rua Domingos de Moraes, 505

Barra Funda – Rua Bento Teobaldo Ferraz, s/n

Brás – Rua Domingos Paiva, S/Nº

Carrão – Av. Alcântara Machado, S/Nº

Clínicas – Av. Dr. Arnaldo, 555

Itaquera – Av. Projetada, 1900

Santana – Av. Cruzeiro do Sul, 3173

Saúde – Av. Jabaquara, 1634

Sé – Praça da Sé, S/N

Tucuruvi – Dr. Antônio Maria de Laet, 100

Vila Mariana – Av. Prof. Noé Azevedo,106

 

Estações da CPTM:

Santo Amaro – Av. Nações Unidas, S/Nº Jardim Promissão

Guaianases – Av. Salvador Gianetti, S/Nº

Piqueri – Rua José Peres Campelo, S/Nº

Perus – Av. Dr. Silvio de Campos, S/Nº

 

Terminal da EMTU:

São Mateus – Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz

 

Hospitais:

Hospital Geral do Itaim Paulista – Rua Salvador Balbino de Matos, 400 B – Itaim Paulista

Hospital Estadual de Sapopemba – Rua Manoel França dos Santos, 174 – Jardim Sapopemba

Ambulatório de Especialidades “Dr. Geraldo Paulo Bourroul” – Rua Martins Fontes, 208 – Centro

Hospital Geral de Pedreira – Rua João Francisco de Moura, 251 – Vila Campo Grande

 

Da Secretaria Estadual da Saúde