Começa a vacinação contra gripe na Capital e Grande SP para grupos prioritários

Para as demais cidades do estado e outros públicos-alvo, imunização deve seguir o calendário do Ministério da Saúde (30 de abril)

seg, 11/04/2016 - 8h26 | Do Portal do Governo

Começou nesta segunda-feira (11) a campanha de vacinação contra a gripe na Capital e Grande São Paulo para os grupos prioritários: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (982,8 mil), gestantes (179 mil) e idosos (1,83 milhão), totalizando quase três milhões de pessoas protegidas contra os vírus do inverno de 2016 (A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane).

Vacinas trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan, protegem contra os vírus do inverno de 2016

Para as demais cidades do estado e outros públicos-alvo (doentes crônicos, puérperas, indígenas, funcionários dos sistema prisional e a população privada de liberdade), a imunização contra a gripe deve seguir o calendário do Ministério da Saúde, com início previsto para o dia 30 de abril.

O estado de São Paulo intensificou as medidas de proteção à população desde o dia 23 de março, quando deu início a vacinação extra em 67 municípios da região de São José do Rio Preto, utilizando doses remanescentes de 2015. O reforço da imunização é decorrente da prevalência do número de casos nessa área, em comparação ao total do território paulista. Ainda assim, todos os moradores dessas cidades que tomarem essa vacina também deverão ser vacinados durante a campanha nacional de 2016, pois as doses têm composições distintas.

A vacina contra a gripe distribuída na rede pública é produzida pelo Instituto Butantan, unidade ligada à pasta, por meio de um processo de transferência de tecnologia.

Do Portal do Governo do Estado