Começa a segunda etapa de vacinação contra o HPV

Meninas entre 9 e 11 anos que já tomaram a primeira dose devem receber o reforço no posto de saúde mais próximo

qua, 09/09/2015 - 15h21 | Do Portal do Governo

Meninas com idade entre 9 e 11 anos que já receberam a primeira dose da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) podem procurar o posto de saúde mais próximo para receber o reforço na imunização. A Secretaria da Saúde estima que 558 mil meninas foram vacinadas na primeira etapa.

A cobertura da vacinação na primeira fase atingiu 58% do público-alvo em São Paulo e foi uma das maiores do Brasil. A meta continua sendo imunizar 726,1 mil crianças entre 9 e 11 anos, que respondem por 80% das meninas nesta faixa etária no estado.

Para isso, a primeira dose da vacina continua disponível nos postos de saúde em todo o território paulista, com horário de funcionamento das 8h às 17h, e as crianças que ainda não tomaram a primeira dose podem ser vacinadas.

Para as meninas entre 9 e 11 anos e para o público feminino indígena com idade entre 9 e 13 anos, o esquema vacinal compreende duas doses aplicadas num intervalo de seis meses (segunda) e de 60 meses (terceira) com relação à primeira tomada. Já as garotas e mulheres portadoras do vírus HIV, com idade entre 9 e 26 anos, devem tomar duas doses num intervalo de dois meses e de seis meses em relação à primeira aplicação.

As doses também estão disponíveis nos Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE) e nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), mediante apresentação de algum documento, a exemplo do exame confirmatório ou encaminhamento médico.

Sobre o HPV
O papilomavírus humano é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, é a chamada transmissão vertical.

Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.

Do Portal do Governo do Estado