Começa a funcionar mais um programa pela Segurança Pública

nd

ter, 24/10/2000 - 15h58 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta-feira, dia 25, através do telefone 0800-156315, qualquer cidadão poderá denunciar todos os tipos de crime, formas de violência ou qualquer outro problema que afete a segurança da população. Começa a funcionar na Capital paulista o programa Disque-Denúncia, desenvolvido pelo Instituto São Paulo Contra a Violência em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Além de garantir absoluto anonimato ao informante, a principal novidade desse novo mecanismo na luta contra o crime e a violência é o fato do denunciante poder acompanhar as providências adotadas em relação ao caso relatado. Para obter essas informações,o usuário deverá apenas citar a senha recebida no momento em que fez a denúncia.
O telefone do Disque-Denúncia está ligado a uma central de atendimento onde profissionais de telemarketing, especialmente treinados, estarão à disposição 24 horas por dia para receber as informações e encaminhá-las à central de acompanhamento de denúncias. Dessa central, policiais civis e militares, irão encaminhar as informações ao setor mais adequado da Segurança para as providências necessárias. Num primeiro momento, a central tem capacidade para 15 mil atendimentos/mês, sendo que os telefones da central não permitem a identificação do usuário.
Desenvolvido pelo Instituto São Paulo contra a Violência (SPCV), o novo programa será realizado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado que designou policiais civis militares sem custo adicional. ‘O custo do serviço, incluindo a central de atendimento telefônico e a infra-estrutura para a central de acompanhamento das denúncias, será inteiramente financiado pelo Instituto e seus colaboradores’, informou o presidente da diretoria do SPCV, Eduardo Capobianco. O SPVC é uma organização não-governamental sem fins lucrativos composta por entidades empresariais, instituições acadêmicas e associações comunitárias.
Capobianco destacou que a parceria entre a sociedade civil e a polícia deve trazer grandes benefícios a todos uma vez que vai funcio9nar de forma independente, com tranquilidade ao informante quanto ao sigilo das informações e anonimato do denunciante. ‘Estaremos mantendo reuniões permanentes com a polícia para apresentar sugestões de acordo com as denúncias que chegarem ao serviço’, disse. O Instituto divulgará regularmente os resultados das ações realizadas pela polícia com base nas informações que a população encaminhar ao Disque-Denúncia.