Começa a funcionar em São Paulo a mais nova arma de combate à violência

Sistema garante sigilo absoluto ao denunciante

qua, 25/10/2000 - 16h45 | Do Portal do Governo

Sistema garante sigilo absoluto ao denunciante

O Disque-Denúncia, que permite a todo morador de São Paulo cadastrar suas denúncias pelo telefone 0800-156315, protegido pelo mais absoluto sigilo, já está funcionando. O programa, fruto de parceria entre o Instituto São Paulo Contra a Violência (SPCV) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 25, pelo governador Mário Covas.
Covas comentou a visão precisa do SPCV no combate um problema com origens que muitas vezes extravasam a atividade policial. Ele destacou a vulgarização da violência em todas os segmentos da sociedade onde os protagonistas pertencem ás diversas classes sociais. ‘ A raiz da violência não está na maior ou menor presença do aparelho policial e sim na maior ou menor razão dos eventos que dentro da sociedade estimulam seu crescimento’.
Covas reafirmou a necessidade de engajamento de toda a população na luta contra a violência e citou a desestruturação familiar que acaba levando a criança a descobrir os caminhos da droga, como uma das várias causas. ‘O Instituto entendeu com absoluta competência que essa luta exige mais do que os poderes constituídos que é o combate acirrado de toda a sociedade’, disse.
Ligado a uma central onde profissionais de telemarketing estarão a postos 24 horas por dia, sete dias por semana, o Disque-Denúncia vai receber informações sobre todo tipo de crime, de violência ou qualquer problema que afete a segurança da população. Depois de feita a denúncia, uma equipe de analistas de segurança formada por policiais civis e militares designados pela Secretaria de Segurança Pública, e profissionais especializados irão analisar as informações para encaminhar as ocorrências às autoridades competentes.
O atendimento das ligações do Disque-Denúncia será feito por 36 operadores da Atento, a maior empresa de gestão terceirizada de tele-atendimento do Brasil, de acordo com contrato assinado hoje com o SPCV. ‘Disponibilizamos dez pontos de atendimento e temos capacidade para receber mais de 30 mil chamadas por mês’, disse o presidente da Atento Brasil, Martin Hackett. Ele observou que a empresa está preparada para aumentar rapidamente sua capacidade caso a demanda seja superada.
Hackett explicou que o sistema utilizado pela Atento está ligado on-line com a base de dados da Prodesp, para consulta de cadastros e busca de antecedentes criminais dos denunciados. ‘É um sistema que garante total segurança das informações recebidas sem qualquer possibilidade de identificação do denunciante’, disse.
A garantia de sigilo para tranquilidade do informante é a principal novidade do programa. ‘Toda vez que uma denúncia for feita a pessoa receberá uma senha que possibilitará o acompanhamento das providências tomadas sem que haja necessidade de qualquer outra identificação por parte do informante’, disse Eduardo Capobianco, presidente da diretoria do Instituto São Paulo Contra a Violência. Ele lembrou que o sistema vai trazer benefícios a todos e que o Instituto estará em permanente contato com a polícia. ‘Teremos reuniões permanentes para apresentar sugestões e acompanhar as resoluções dadas aos casos encaminhados pelo Disque-Denúncia, observou.
Para os moradores do Interior do Estado, o Disque-Denúncia está disponível pelo telefone (0xx11) 6224-3040.

Ercília Méa