Começa a construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Bragança Paulista

ETE Mãe dos Homens tem previsão para estar concluída em dezembro de 2011

qua, 05/05/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

As obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mãe dos Homens, em Bragança Paulista, tiveram início esta semana. No último dia 29, o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) – órgão financiador –  concedeu à Sabesp o “no objection”, documento que, na prática, autoriza a empresa a emitir a ordem de serviços para início dos trabalhos.

Desta forma, a Sabesp autorizou, no dia 30 de abril, a empresa contratada (consórcio Jofege/Enotec), a começar os serviços. O consórcio está iniciando a execução do canteiro de obras e a mobilização dos funcionários e equipamentos.

Com investimento de cerca de R$ 25,6 milhões, a ETE será construída em uma área de aproximadamente 65 mil m2 e terá capacidade para tratar 240 litros de esgoto por segundo, beneficiando cerca de 150 mil habitantes.

O projeto da ETE, baseado no tratamento pelo processo de lodo ativado, contempla a execução de módulos de tratamento, sendo três tanques aeradores, seguidos de três decantadores.

Além da ETE, o contrato prevê mais duas frentes de serviço: execução de Estação Elevatória Esgotos e construção de 1.500 m de coletores-tronco de 300 mm de diâmetro. A ETE Mãe dos Homens tem previsão para estar concluída em dezembro de 2011.

Da Sabesp