Começa a Campanha do Agasalho 2008 em São Paulo

População carente também poderá doar, com Solidariedade Inclusiva

qui, 03/04/2008 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Campanha do Agasalho 2008 já começou. A cerimônia de lançamento foi realizada nesta quinta-feira, 3 de abril, no Palácio dos Bandeirantes, pela presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), Monica Serra. O objetivo é arrecadar cobertores e roupas para entregar à população carente. O evento contou com a participação do governador José Serra.

A campanha do agasalho 2008 contará com a participação das atrizes Regina Duarte e a filha, Gabriela Duarte, que cederam suas imagens para o material de divulgação.

Este ano, o tema é a Família. “A família é a célula mais importante da sociedade. Quando cuidamos da família, cuidamos de toda a sociedade”, afirmou Mônica Serra.

A campanha terá 20 mil caixas e 400 mil sacolas espalhadas em pontos estratégicos para a coleta de cobertores e roupas. Serão cerca de 50 mil postos de arrecadação em todo o Estado. O final da Campanha está previsto para meados de junho.

A lista de postos de arrecadação estará disponível, a partir desta sexta-feira, 4 de abril, no site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br. O endereço na internet também recebe o cadastramento de estabelecimentos que queiram servir como postos de arrecadação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3874-6738.

Cobertores para as Santas Casas

A presidente do Fussesp pediu que a população fique atenta à qualidade dos produtos doados. “No ano passado recebemos quase 20 milhões de peças. Não temos condições de consertar as roupas. E é uma falta de respeito entregar roupas que não estejam em bom estado. Então, não peço quantidade, peço qualidade”, explicou. 

Os agasalhos arrecadados serão entregues aos Fundos de Solidariedade municipais, de acordo com a necessidade, levando-se em conta os municípios mais pobres e aqueles onde o inverno é mais rigoroso.

Mônica Serra pediu que a população inclua cobertores nas doações. “Os cobertores serão distribuídos para as Santas Casas”, declarou. Ela contou que visitou algumas Santas Casas e constatou que a maioria não tinha dinheiro para comprar roupa de cama. “Eles preferem direcionar o dinheiro que recebem para a compra de remédios, como de fato tem que ser, então nós ajudamos nessa outra ponta”, disse.

A presidente do Fundo de Solidariedade disse ainda que os agasalhos que não são distribuídos durante o inverno são utilizados para auxiliar famílias que sofrem com calamidades, como enchentes ou incêndios, e perdem tudo.

Solidariedade Inclusiva

Durante a cerimônia, o Senai entregou certificados de capacitação em curso de costura para 30 costureiras de comunidades carentes, cadastradas nas escolas de samba Vai-Vai, Mocidade Alegre e Unidos da Vila Maria.

De abril a junho, essas costureiras participarão ativamente na Campanha do Agasalho como produtoras e serão remuneradas por empresários da iniciativa privada. Elas vão confeccionar agasalhos para crianças com matéria-prima, moletons e malhas, que o Fundo de Solidariedade recebeu. Trata-se do projeto “Esquenta”, de geração de renda e solidariedade inclusiva.

“Uma campanha como a do Agasalho divide a sociedade em duas partes: aquela que doa e aquela que recebe. E nós queremos que toda a sociedade participe”, destacou a presidente do Fussesp.

No evento, o Fundo de Solidariedade recebeu ainda uma tonelada de lã, que será usada para a confecção de gorros. A produção também será remunerada por empresários e doada à Campanha.

Como já foi feito no ano passado, o Fussesp entregará agulhas, novelo de lã e receita de gorro para famílias carentes. Cada gorro será remunerado por empresários parceiros em R$ 1,00 e entregue à Campanha do Agasalho. Mônica Serra lembrou que, no ano passado, uma família chegou a produzir 30 gorros por dia. Além de ajudar a proteger crianças do frio, a ação representou uma importante fonte de renda para a família.

“A Solidariedade Inclusiva está se aprimorando. Queremos que todos possam participar”, ressaltou Mônica Serra.

Serviço:

Campanha do Agasalho 2008

Início: quinta-feira, 3 de abril de 2008

Encerramento: meados de junho

Para saber onde estão os postos de coleta ou para cadastrar estabelecimentos interessados em auxiliar na arrecadação dos agasalhos, basta acessar o site: www.campanhadoagasalho.sp.gov.br

Mais informações: (11) 3874-6738

Cíntia Cury