Combate ao câncer de pele: HC atende população gratuitamente neste sábado

As consultas acontecem das 9h às 15h no ambulatório da clínica

ter, 22/11/2016 - 13h24 | Do Portal do Governo

No próximo sábado (26), os dermatologistas do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, irão atender a população para realizar o diagnóstico do câncer de pele, doença que atinge milhares de pessoas todos os anos. Quando diagnosticado precocemente, porém, o tumor de pele tem 90% de chances de cura.

A iniciativa é parte da campanha de conscientização e combate à doença, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. As consultas acontecem das 9h às 15h no ambulatório da clínica, localizado no 5º andar do Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC.

Devem procurar atendimento médico pessoas com múltiplas pintas, manchas ou pintas que estão se modificando, lesões pigmentadas nas palmas das mãos e plantas dos pés, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento rápido ou contínuo.

Além das consultas, o público também será orientado sobre a importância de se proteger dos raios solares para prevenir a doença. Entre as recomendações estão evitar exposição excessiva ao sol no período entre 10h e 16 h, usar filtro solar com fator de proteção adequado e colocar chapéu, boné, óculos e roupas que protejam a pele. As crianças devem receber atenção redobrada.

O câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele. Existem três tipos de câncer: o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. O carcinoma basocelular é o mais freqüente e o melanoma o mais grave. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento da doença.

SERVIÇO
Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele
Das 9h às 15h no Hospital das Clínicas – FMUSP
Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC – (Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – 5º andar – próximo à estação Clínicas do Metrô).

Do Portal do Governo do Estado