Comando e Operações Especiais celebra 50 anos de atuação em SP

Tropa do COE pertence ao 4º Batalhão de Choque da Polícia Militar e atua em áreas de difícil acesso ou alto risco no Estado

sáb, 14/03/2020 - 8h32 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Polícia Militar

Fundado em 1970, o Comando e Operações Especiais (COE) completa 50 anos de atividades prestadas à segurança pública. A tropa, que pertence ao 4º Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChq), atua em operações especiais, em áreas de difícil acesso ou alto risco.

Entre as ações realizadas pelo grupo em 2019, um destaque é para a Operação Transmissão Pirata, realizada em setembro, na Serra da Cantareira, em Mairiporã. Na ocasião, foram apreendidas 15 antenas de transmissão de rádios pirata e computadores. Os equipamentos interferiam na comunicação do Aeroporto de Guarulhos, colocando em risco a segurança de pouso e decolagem das aeronaves.

Para acessar o local onde as antenas estavam instaladas, foi necessário o apoio de um helicóptero e realizadas técnicas de rapel. A atividade faz parte do cotidiano dos policiais da corporação, que recebem treinamentos complexos, como montanhismo, e atuação em ribeirinhos, áreas de mata e alturas elevadas, além de práticas com tiro, explosivos e técnicas de progressão.

Legado

Em comemoração ao aniversário do COE, o comandante major Rogério Nery Machado parabeniza a corporação e agradece aos colegas de profissão. “Parabenizo não só nossa unidade, mas cada policial militar que serve e já serviu no COE. Nossos veteranos construíram uma história rica e passagens heroicas, em situações extremamente complexas. Seus feitos nos deixaram um legado de vitórias, acompanhado da imensa responsabilidade de honrá-lo”, afirma.

Entre as atribuições da tropa estão operações que envolvam mergulho em rios e mares, resgate de pessoas perdidas em matas e aeronaves acidentadas em áreas de difícil acesso, além do combate ao narcotráfico e ao crime organizado.

“As tarefas mais diversas são executadas com dedicação e persistência. A robustez e a tenacidade do ‘coeano’ se mostram nos momentos mais difíceis. Meu muito obrigado a todos os componentes do COE”, acrescenta o comandante.