Com várias nuances, Indaiatuba convida para uma visita

Cidade se destaca pela área verde e eventos tradicionais ao longo do ano

sex, 23/11/2012 - 10h01 | Do Portal do Governo

Em cada viagem é possível conhecer uma nova nuance. É assim que o turista se sente ao visitar Indaiatuba. Distante 105 quilômetros de São Paulo, a cidade apresenta como destaque a ampla área verde do Parque Ecológico e vários eventos tradicionais que recheiam o calendário. 

Para começar o passeio, uma boa pedida é ir até o Museu Ferroviário, que possui cerca de 400 peças no acervo. No local, o que mais chama a atenção é a Locomotiva nº10, fabricada em 1874 nos Estados Unidos, que foi adquirida pelo imperador D. Pedro II.

Outro ponto interessante em Indaiatuba é o Casarão Cultural Pau Preto. A construção, do início do século 19, possui as paredes em taipa de pilão e em seu interior abriga um museu, biblioteca e auditório para eventos.

Já o cartão postal da cidade é Parque Ecológico. Considerado o maior em extensão do Brasil, atravessa 80% do município e possui pistas de caminhadas, ciclovias, campos de futebol, lagos e bosques que levam a um agradável passeio.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária é um exemplo da religiosidade em Indaiatuba. A capela, do século 19, conserva a estrutura em taipa de pilão e marca o local onde se iniciou a cidade.

Na Festa da Tradição o turista pode conhecer mais sobre a colônia suíça. O evento é realizado no bairro Helvetia e traz apresentações de danças, tiro ao alvo e comidas típicas.

Um lado que surpreende o visitante são os tradicionais eventos do município. Ao longo do ano é possível conferir o Setembro em Dança, Outubro Literário, Indaiatuba By Bike, Trilhas da Natureza, Corrida Cidade de Indaiatuba, entre outras festividades. E quem quiser conhecer mais sobre a cidade pode visitar o Centro Cultural Wanderley Peres, que exibe obras de artistas plásticos locais e da região.

Do Portal do Governo do Estado