Com três finais de semana, Virada Cultural Paulista chega a 10ª edição

Maria Gadú se apresenta dia 3 de maio no "esquenta" para a Virada de 2016 em show gratuito na Capital; evento será realizado em 23 municípios

seg, 11/04/2016 - 18h23 | Do Portal do Governo

A Virada Cultural Paulista, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, completa em 2016 a décima edição. Mais uma vez, oferece ao público do interior e litoral uma grande celebração à diversidade cultural brasileira. Este ano, a Capital terá uma “palhinha”, com show de Maria Gadú no dia 3 de maio.

Correalizado pelas prefeituras das cidades participantes, em parceria com o Sesc-SP, o evento acontece nos três últimos finais de semana de maio (14 e 15; 21 e 22 e 28 e 29), com shows e espetáculos em diversas linguagens artísticas, em palcos externos e em teatros municipais.

“A Virada Cultural Paulista começou com um fim de semana, passou para duas semanas e agora com três finais de semana. Em todo o Estado de São Paulo, 23 municípios, nas mais variadas regiões, vão levar grandes artistas, apresentações culturais, promovendo cultura, educação, entretenimento e transformação da população”, disse o governador Geraldo Alckmin no lançamento da Virada 2016, nesta segunda-feira (11), no Palácio dos Bandeirantes.

Nos dias 14 e 15 de maio a Virada passa por Araraquara, Botucatu, Registro, Santa Bárbara d’Oeste, São João da Boa Vista, Sorocaba e Taubaté, que participa pela primeira vez. Nos dias 21 e 22, é a vez de Araçatuba, Ilha Solteira, Limeira, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente e Votuporanga. No último final de semana, 28 e 29 de maio, é a vez de Assis, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto e Santos.

Atrações
Entre as atrações inéditas na Virada Cultural Paulista, este ano se apresentam Os Mutantes, banda que vem influenciando gerações de músicos desde 1966 e que apresentará vários de seus clássicos em nova roupagem, além de músicas mais recentes. Alceu Valença vem com show repleto de cultura nordestina em um caldeirão musical sofisticado e contemporâneo. O incansável Erasmo Carlos se apresenta com 50 sólidos anos de estrada, mas ainda em plena atividade. E a banda NX Zero vai apresentar músicas de seu álbum “Norte”, lançado no ano passado, além de outros sucessos da carreira.

Pensando na variedade de estilos, público e gerações, estão escalados para a edição deste ano artistas dos mais diversos: Almir Sater, Marcelo D2, Tiê, Emicida, Arnaldo Antunes, Trio Virgulino, Wanderléa, Silva, Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz, Zeca Baleiro, Velha Guarda da Mangueira, Tribo de Jah, Mart’nália e Karina Buhr, entre outros.

O formato inédito, com a distribuição da Virada Cultural Paulista em três finais de semana, possibilita que o público de cada região do Estado tenha acesso ainda mais às atrações, podendo participar do evento em cidades diferentes a cada fim de semana, com pouco deslocamento.

Para dar ao público da Capital a oportunidade de sentir o gostinho do grande evento, será realizado no dia 3 de maio, no Teatro Sérgio Cardoso, o Esquenta Virada Cultural Paulista 2016, com show de Maria Gadú. A entrada, como em toda a Virada, é gratuita.

A Virada Cultural Paulista 2016 conta ainda com apoio do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Pensarte, Museu do Café e Cavalera. No ano passado, realizada em 24 cidades, a Virada teve público de 1,1 milhão de pessoas.

Veja a agenda de 2016:

14 e 15 de maio
Araraquara – Zeca Baleiro e Projota
Botucatu – Maria Gadú e Os Mutantes
Registro – Mart’nália e Tribo de Jah
Santa Bárbara d’Oeste – Marcelo Jeneci & Tulipa Ruiz e Nação Zumbi
São João da Boa Vista – Os Mutantes e Emicida
Sorocaba – Nação Zumbi e Mart’nália
Taubaté – Cidade Negra e Toquinho

21 e 22 de maio
Araçatuba – Maria Gadú e Alceu Valença
Ilha Solteira – CPM 22 e Zélia Duncan
Limeira – Alceu Valença e Teatro Mágico
Marília – Biquini Cavadão e Velha Guarda da Mangueira
Piracicaba – Erasmo Carlos e NX Zero
Presidente Prudente – Gabriel o Pensador e Maria Gadú
Votuporanga – Teatro Mágico e Raimundos

28 e 29 de maio
Assis – Ed Motta e Tihuana
Bauru – Projota e Marcelo Jeneci
Campinas – Maria Gadú e Marcelo D2
Caraguatatuba – Otto e Dona Zaíra
Franca – Nação Zumbi e Arnaldo Antunes
Indaiatuba – Arnaldo Antunes e Emicida
Mogi das Cruzes – Banda Malta e Almir Sater
Ribeirão Preto – Marcelo Jeneci e Raimundos
Santos – Alceu Valença e Maria Gadú

Esquenta Virada Cultural Paulista 2016 com Maria Gadú
3 de maio (terça-feira), às 20h
Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153, Bixiga, São Paulo)
Capacidade: 835 lugares
Entrada gratuita (sujeito a lotação)

Do Portal do Governo do Estado