Com serviços essenciais à população, Cetesb desenvolve trabalhos em diversas áreas

Quase 500 funcionários trabalham presencialmente na companhia, enquanto 1,2 mil estão em regime de teletrabalho

sex, 01/05/2020 - 12h34 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Cetesb

As atividades desempenhadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) prosseguem desde o mês de março, quando o Governador João Doria decretou quarentena no Estado de São Paulo. Incluída na relação de empresas estatais que prestam serviços essenciais à população, quase 500 funcionários trabalham presencialmente na companhia, enquanto 1,2 mil estão em regime de teletrabalho, mantendo a empresa em plena ação.

Reuniões presenciais da diretoria colegiada e via internet, pareceres técnicos e inúmeras informações têm sido produzidos para fundamentar as iniciativas em pleno curso após a superação da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Para a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, o corpo funcional da companhia, bem como as gerências e diretorias, estão empenhados em cumprir seu papel essencial na manutenção da qualidade de vida, saúde pública e meio ambiente equilibrado. “É preciso reconhecer que o esforço individual traz o resultado positivo para toda a companhia e a sociedade”, salienta.

Medições

Como exemplo prático desse trabalho, as medições da qualidade do ar pelas estações automáticas da Cetesb, distribuídas em todo o Estado, continuam operando. São vários os parâmetros analíticos avaliados de hora em hora, inclusive variáveis atmosféricas, que, combinadas com os dados da saúde, podem ser de fundamental importância no trato da gestão de saúde pública.

“Importante que esses trabalhos tenham continuidade a fim de garantir a fidelidade dos dados providos pela companhia à população e sistemas de saúde pública. Medições confiáveis geram informações úteis e decisões acertadas”, observa o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da Cetesb, Carlos Roberto dos Santos.

Da mesma forma, as atividades de atendimento às emergências químicas, licenciamento, homologação veicular, plantões nas 46 agências ambientais do Estado, mesmo em trabalho remoto, não foram paralisados. “Estamos trabalhando em regime de plantão durante o dia e regionalizado durante o período noturno e fins de semana”, informa a diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb, Zuleica Lisboa Perez.

Análises

Na diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental, as análises de inúmeros pedidos de licença prévia, avaliação de Estudos de Impacto Ambiental, pareceres de áreas contaminadas, entre outros estudos e análises técnicas, continuam sendo feitos remotamente, em sistema de home office, para atender os prazos legais e a expectativa dos empreendedores quanto à abertura de novos postos de trabalho, extremamente necessários após o término da pandemia.

Na semana passada, a diretoria emitiu mais sete licenças relacionadas às infraestruturas de distribuição de gás natural e geração de energia fotovoltaica. Durante o período, foram emitidas licenças de operação para duas unidades prisionais, nos municípios de Álvaro de Carvalho e Gália, além de licenças de operação para abertura de novos hospitais em Caraguatatuba, São Bernardo do Campo e Cotia, o que aumentará em 526 a oferta de leitos no Estado.

Foram emitidas, ainda, licenças prévias para os projetos de implantação do Distrito Industrial Anhanguera, no município de Limeira, e de regularização e ampliação do Parque Industrial e cultivo de cana-de-açúcar, além da cogeração de energia elétrica, da empresa Nova Aralco Indústria e Comercio Ltda., localizada no município de General Salgado. Foi formalizada a licença prévia para duplicação de um trecho de 39 quilômetros da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

Para o diretor de Gestão Corporativa, Clayton Paganotto, que tem a missão de operacionalizar todo o sistema administrativo e de informática da empresa, garantindo o apoio necessário ao corpo técnico da Cetesb, as diretrizes operativas são revisadas diariamente, em conjunto com o corpo gerencial e técnico especializado, observando as recomendações das autoridades da saúde, para assegurar a integridade dos funcionários.

Além dessas atividades essenciais, a Cetesb também disponibilizou o número 0800-11-3560 para receber reclamações ou denúncias sobre fontes de poluição industrial e emergências envolvendo produtos químicos, sistema que funciona por 24 horas, nos fins de semana e feriados.