Com ritmos e misturas, confira as dicas musicais para o final de semana

Centro Cultural Aúthos Pagano traz apresentação que envolve música popular, étnica e erudita

sex, 15/06/2012 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Portal do Governo do Estado preparou algumas dicas musicais para animar a semana. No Museu da Casa Brasileira, o músico Paulo Martelli se apresenta com o Quarteto Romanov. Já o Centro Cultural Aúthos Pagano traz o grupo Dedo de Moça para uma apresentação que mistura música popular, étnica e erudita. Confira as dicas:

Música erudita grátis na Sala São Paulo
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) apresenta recital com obras de dois compositores italianos. Sob o comando do maestro costa-riquenho Giancarlo Guerrero, a orquestra executa a abertura de Guilherme Tell, última das 39 óperas do compositor Gioacchino Rossini (1792-1868). O programa inclui o poema sinfônico As fontes de Roma e a suíte Belkis, a Rainha de Sabá, compostas por Ottorino Respighi (1879-1936).

Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16 – Luz – São Paulo
Telefone (11) 3223-3966
Domingo, 11 horas
Entrada franca. Classificação: 7 anos

Paulo Martelli e Quarteto Romanov
Músico eclético, respeitado internacionalmente, com participações em concertos nos palcos do Brasil e do mundo (tanto quanto solista como convidado), o araraquarense Paulo Martelli leva o melhor do violão erudito ao público no Museu da Casa Brasileira (MCB). O violonista se junta ao Quarteto de Cordas Romanov, formado pelos violinistas russos Alexey Chashnikov e Tatiana Vinogradova, o violista russo Simeon Grinberg e o violoncelista brasileiro Rodrigo Andrade Silveira. O grupo reativa o antigo trabalho de música de câmara. Boa parte do programa reúne obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach, adaptadas ao violão de 11 cordas.
Domingo, 11 horas

Tangata Quarteto
Os músicos brasileiros produzem espetáculo com temas que retratam boa parte da história do tango-milonga, mesclando a tradição aos novos arranjos. O grupo usa acordeão de Thadeu Romano, o violino de Walter Finatto, o piano de Daniel Grajew e o contrabaixo acústico de Cláudio Torezan. No programa, estão os tradicionais La cumparsita e El día que me quieras, de Carlos Gardel, aos mais modernos como Adios Nonino e Libertango, de Astor Piazzolla, entre outros. A atração faz parte do projeto Clássicos em Cena, com curadoria do maestro Parcival Módolo.
Quarta-feira, 20, 20h30

Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo
Telefone (11) 3032-3727
Entrada franca. Classificação: livre
 
Musicistas femininas no Aúthos PaganoO grupo Dedo de Moça, formado por Ana Claudia (cavaquinho), Ana Elisa (multi-instrumentista), Cintia Zanco (violinista) e Rosana Bergamasco (violão sete cordas), une seus instrumentos numa inusitada combinação sonora com a música popular, étnica e erudita.

Centro Cultural Aúthos Pagano
Rua Tomé de Souza, 997 – City Lapa – São Paulo
Telefone (11) 3836-4316
Amanhã, 16 horas. Entrada franca. Classificação: livre

Memorial apresenta o show Dance e Aqueça
Show beneficente para a Campanha do Agasalho apresenta o Quinteto Brassuka e mais de 250 dançarinos nos mais modernos estilos e coreografias.

Memorial da América Latina – Auditório Símon Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Domingo, 15 horas
Ingresso: doação de dois agasalhos ou compra de um cobertor vendido no local por R$ 10
Classificação: livre

Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial