Com reorganização, estado de São Paulo cria 754 escolas de ciclo único

Modelo, que separa alunos por faixa etária, chegará a 2.197 em todo o Estado, quase metade das escolas da rede

seg, 26/10/2015 - 13h25 | Do Portal do Governo

Depois de um amplo diálogo com dirigentes e educadores de todas as 91 diretorias de ensino do Estado de São Paulo, a Secretaria de Estado da Educação consolidou o estudo que envolve a reorganização de sua rede de escolas, iniciado há um mês, e que tem como objetivo aproveitar o cenário demográfico para a melhoria da qualidade do ensino.

A reorganização da rede atende a dois fatores: à uma mudança demográfica no Estado, que, desde 1998, teve um declínio de 2 milhões de alunos em suas unidades de ensino; e à constatação de que escolas de segmento único, modelo a ser intensificado, têm um rendimento até 28,4% superior às demais.

As principais medidas da reorganização são:
– a criação de mais 754 escolas de ciclo único, focadas em uma única faixa etária. Assim, 2.197 escolas em todo o Estado (43% do total) passarão a funcionar neste modelo a partir de 2016.
– a abertura de 2.956 classes hoje ociosas
– a diminuição de 18% de escolas de dois segmentos, passando de 3.209 para 2.635

“O momento é propício para mudanças e elas são necessárias. O rol de prédios construídos nos últimos anos atende a uma população que diminuiu consideravelmente e, por isso, é possível que agora entreguemos escolas melhores, focadas em ações pedagógicas para cada etapa do ensino”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Segundo o resultado do Idesp (2014), as escolas de segmento único dos Anos Iniciais tiveram um rendimento 14,8% superior às demais; as escolas de segmento único dos anos finais, 15,2%; e as escolas de segmento único do Ensino Médio, 28,4% superior.

O estudo da Pasta foi discutido regionalmente, levando em consideração a realidade demográfica e especificidades de cada município. Os critérios para as mudanças incluíam o número máximo de alunos por sala e o deslocamento limite de 1,5 km da atual escola para a nova unidade. Ao todo, cerca de 340 mil alunos serão impactados pela reorganização das escolas.

Reunião com os pais
A próxima etapa envolverá diretamente os pais, alunos e a comunidade escolar. Para ouvir os responsáveis e esclarecer dúvidas, a Secretaria da Educação criou o chamado “Dia E”, da Educação, que acontecerá em 14 de novembro, em todas as escolas do Estado.

Além disso, pela internet e por carta, os pais terão todas as informações envolvendo a rotina escolar de seus filhos. A pasta também tem atuado em uma campanha de atualização de dados dos alunos.

Por meio do site www.atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br, pais e responsáveis devem atualizar as informações envolvendo os alunos a fim de aprimorar a comunicação com as famílias paulistas e melhor informa-las sobre oportunidades de estudo e novidades das escolas estaduais.

Reorganização em números:
– Total de escolas no Estado: 5.147
– Total de alunos no Estado: 3,8 milhões
– Salas ociosas que serão reabertas com a reorganização: 2.956
– Escolas de segmento único: aumento de 52,2%, 754 escolas a mais (de 1.443 para 2.197)
– Escolas de segmento único de Ensino Médio: aumento de 74%, 340 escolas a mais (de 459 para 799)
– Escolas de segmento único dos Anos Iniciais: aumento de 7%, 54 escolas a mais (de 778 para 832)
– Escolas de segmento único dos Anos Finais: aumento de 175%, 360 escolas a mais (de 206 para 566)
– Escolas com três segmentos (Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio): diminuição de 34%, menos 164 escolas (de 479 para 315)

Do Portal do Governo do Estado