Com programação especial, Bolsa Oficial de Café completa 97 anos

No próximo sábado (7), o Museu do Café celebrará o aniversário do edifício com atrações gratuitas para os visitantes

seg, 02/09/2019 - 18h34 | Do Portal do Governo

O Museu do Café, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, promoverá atividades gratuitas no próximo sábado (7), data que marca os 97 anos do edifício em que funcionou a Bolsa Oficial de Café, na cidade de Santos. Inaugurada em 1922, a construção situada na Rua XV de Novembro, 95, no centro histórico, representa uma parte importante da trajetória do município e de São Paulo.

Às 10h, o pesquisador Marc Storms receberá o público para um bate-papo sobre o trabalho de Adrien Henri Vital van Emelen, pintor e escultor responsável pelas estátuas da Torre do Relógio, que simbolizam etapas essenciais na cadeia produtiva do grão: agricultura, comércio, indústria e navegantes. Os interessados no “Ciclo de Diálogos” podem fazer a inscrição, sem custo, pelo e-mail: inscricao@museudocafe.org.br.

Quem visitar o museu às 16h será presenteado com o espetáculo da orquestra de violas “Cultura Caipira de Valinhos”. O repertório terá como foco sucessos do gênero consagrados por compositores brasileiros, com destaque para o interior e sertão do País. Os visitantes que desejarem participar da ação podem comparecer ao Salão do Pregão, espaço onde o grupo realizará o show.

Arquitetura

O edifício da Bolsa Oficial de Café é conhecido pela arquitetura eclética, resultado da combinação de diversos movimentos arquitetônicos em uma única obra, sem produzir um novo estilo. No prédio predominam o neoclássico e o barroco.

Em 12 de março de 2009, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Antes disso, o palácio já era tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), em esfera estadual.