Com parceria internacional, FAPESP estimula projetos inovadores

Chamada está aberta para todas as áreas de Química Fundamental

qua, 14/09/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

A FAPESP participa pela primeira vez da Colaborações Internacionais em Química (International Collaborations in Chemistry, ICC) da Divisão de Química da National Science Foundation (NSF/CHE). O objetivo da parceria é estimular projetos inovadores de pesquisa conduzidos em cooperação entre pesquisadores dos Estados Unidos e do Estado de São Paulo na área de Química.

Cada proposta deverá ser conjunta e conter dois pesquisadores principais, um de instituição de ensino superior ou pesquisa no Estado de São Paulo e outro nos Estados Unidos. As propostas deverão ser submetidas em duas etapas: uma preliminar pelo pesquisador nos Estados Unidos à NSF/CHE e, caso essa seja aprovada, uma proposta completa para envio tanto à NSF/CHE como à FAPESP.

A proposta preliminar será recebida até o dia 4 de novembro. Mais informações sobre a submissão estão no site da NSF. A proposta completa tem como prazo de recebimento 11 de janeiro de 2012.

Os pesquisadores no Estado de São Paulo que queiram participar da chamada precisam ser pesquisadores principais em projetos em andamento em uma das modalidades: Auxílio à Pesquisa – Regular; Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático (pesquisador responsável ou principal); Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes; ou Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (responsável ou principal).

A chamada está aberta para todas as áreas de Química Fundamental, com ênfase em “Química Sustentável”, incuindo os temas: Síntese Química; Catálise Química; Teoria, Modelos e Métodos Computacionais; Medições Químicas e Imagens; Estrutura, Dinâmica e Mecanismos Químicos, Química Macromolecular, Supramolecular e Nanoquímica, Química Ambiental; ou Química dos Processos Vitais. Mais detalhes em podem ser vissto neste link.

As propostas de pesquisa selecionadas poderão ser desenvolvidas em até três anos. Mais informações no texto completo da chamadano site da FAPESP

Da FAPESP