Com oito trens novos, Linha 8-Diamante tem 100% da frota renovada

Complexo de Manutenção Presidente Altino II, destinado à manutenção dos equipamentos, será ampliado

qui, 24/01/2013 - 13h47 | Do Portal do Governo

Com a entrega de oito novos trens nesta quinta, 24, a frota operacional da Linha 8-Diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está 100% renovada. Até março, o Governo do Estado entregará mais seis trens, totalizando 36 composições em operação na linha que liga a estação Júlio Prestes a Itapevi.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Os oito novos trens fazem parte dos 105 adquiridos para a CPTM, dos quais 90 já foram entregues. Segundo o governador Geraldo Alckmin, é a maior compra de trens da história do Brasil. “Trens 0 km, corredor contínuo, ar condicionado e motorização maior. São 288 carros novos na Linha 8, 60 a mais do que tinha, número maior de carros para atender a população”, afirmou.

ASSISTA AO VÍDEO
Entenda o processo de modernização da CPTM para oferecer tecnologia e agilidade

Com 170 m de comprimento, os trens estão equipados com sistema de monitoramento por meio de câmeras instaladas no interior e na parte externa. Também são acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e dotados de dispositivos para orientar usuários com deficiências auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio).

Complexo de Manutenção

O Governo do Estado deu início nesta quinta às obras de ampliação do Complexo de Manutenção Presidente Altino II, em Osasco. O pátio é destinado à manutenção da frota de trens e ganhará 30 mil m² a mais. Hoje, o espaço é de 18 mil m². O investimento no complexo é de R$ 165 milhões.

Nos últimos anos, a CPTM investiu cerca de R$ 57 milhões na ampliação e capacitação de seu parque de máquinas de manutenção, com a aquisição de veículos auxiliares ferroviários de alta precisão. Os equipamentos estão sendo usados desde o segundo semestre do ano passado nos serviços de inspeção e manutenção da rede aérea (elétrica) e ferrovia.

Do Portal do Governo do Estado