Com cinco anos de operação, Poupatempo Bauru promove ações para usuários

Unidade do Governo de São Paulo já realizou mais de 5,9 milhões de atendimentos

qui, 22/09/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Poupatempo Bauru faz aniversário na sexta, 23, e as comemorações na unidade vão até o fim do mês. A exposição “Bauru Futebol City”, que fica montada até o dia 30, traz uma montagem com objetos alusivos à história e à prática do futebol no município, um vídeo com imagens de jogos e informações sobre o tema.

E até sábado, 24, também será possível conferir a mostra “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos, Podemos Salvar Milhões de Vidas” com fotografias voltadas para conscientizar a população sobre o risco de acidentes no trânsito. Ambas as exposições podem ser vistas durante todo o horário de funcionamento da Unidade, que é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Já no data de aniversário, as atividades voltadas para a população acontecem durante todo o dia. Logo pela manhã, das 9h às 11h, o “Grupo Quattour”, um quarteto de cordas formado por alunos do curso de música do Automóvel Clube de Bauru, faz uma apresentação com um repertório voltado para a música popular brasileira.

Nas áreas de saúde e beleza, os moradores de Bauru e região poderão contar gratuitamente com aferição de pressão arterial, das 9h às 17h, corte de cabelo, das 9h às 16h, e, no período da tarde, com sessões de quick massage, das 13h30 às 17h.

E, para terminar, das 9h às 17h, um grupo de formandos em Direito acompanhados de professores vai dar orientações jurídicas nas áreas Civil e Trabalhista, além de tirar dúvidas em temas como Lei Orgânica de Assistência Social, Estatuto do Idoso, orçamento familiar e economia doméstica, entre outros.

Mais de 5,9 milhões de atendimentos

Em seus 5 anos de funcionamento, o Poupatempo Bauru já registrou mais de 5,9 milhões de atendimentos à população. Em 2011, a Unidade vem atendendo uma média de 5,1 mil pessoas por dia e 113,1 mil por mês. Entre os órgãos estaduais, o e-poupatempo – que oferece mais de 2 mil serviços públicos eletrônicos – é o mais procurado, registrando mais de 497,4 mil atendimentos.

Juntos, o Detran, a Secretaria do Emprego, o Instituto de Identificação e a Secretaria da Fazenda já somam mais de 1,2 milhão de serviços prestados.

Os órgãos municipais respondem por 1,9 milhão de atendimentos, entre os quais, os de maior demanda são a Secretaria de Finanças e o Departamento de Água e Esgoto, com 1 milhão de atendimentos prestados à população.

Entre os documentos mais solicitados na Unidade, estão o licenciamento anual de veículos, já entregue a mais de 224,9 mil pessoas, a Carteira de Identidade, que, entre 1ª e 2ª vias, contabiliza mais de 177,1 mil emissões, e o Atestado de Antecedentes Criminais, que já registrou mais de 137 mil documentos entregues na hora.

Aprovação dos usuários

Na última pesquisa de satisfação realizada pelo Ibope, em novembro de 2010, o Poupatempo Bauru recebeu 100% de aprovação de seus usuários, mantendo os altíssimos patamares de avaliação já alcançados por este Posto.

De acordo com dados do Sintonia – sistema de gestão de serviços criado pela Prodesp, que permite uma visão em tempo real da atividade do Programa -, no último mês, o Poupatempo Bauru teve 99,3% de aprovação dos usuários, que avaliam o atendimento recebido como ótimo ou bom.

O sistema monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido, imediatamente após a realização do mesmo, gerando indicadores de desempenho em níveis que vão desde o geral do Posto, passando pelo órgão, até chegar a uma única estação de trabalho.

O Poupatempo Bauru fica na Av. Nações Unidas, 4 – 44, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8h às 13h.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, o programa prestou mais de 294,9 milhões de atendimentos.

Do Poupatempo