Com charme e verde, Itapetininga encanta os visitadores

Cidade proporciona momentos de descanso e diversão para família

sex, 16/03/2012 - 8h00 | Do Portal do Governo

Distante a 180 quilômetros da capital, Itapetininga é uma ótima opção de viagem para toda família e proporciona momentos de descanso e diversão tanto no meio cultural quanto natural. O nome da cidade tem origem tupi-guarani e significa algo como laje seca ou enxuta.

O turista encontra, logo na entrada, uma bela área verde onde é possível desfrutar de momentos com a natureza. Um exemplo é o Parque Ecológico São Francisco de Assis. O local possui uma área de 35 hectares com lagos, camping, quadras de vôlei, tênis, campos de futebol e toda estrutura necessária ao lazer e recreação. Outra opção é levar a família para os pesqueiros existentes na região.

Itapetininga também possui um charmoso ponto de encontro, a Praça Japonesa. O local foi inaugurado em 2008, em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, às margens do Ribeirão do Chá. A praça conta com cerejeiras e ipês, simbolizando a união entre as duas nações.

Os visitantes podem conhecer mais sobre Itapetininga no Centro Cultural e Histórico. Inaugurado em 1830, o prédio já abrigou a cadeia pública e a Prefeitura Municipal. Hoje o espaço é cenário de exposições, cursos, oficinas e apresentações culturais. O local também concentra o Memorial Julio Prestes, que reúne cartas e documentos pessoais da vida do ex-presidente.

No aspecto religioso, a cidade abriga a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, uma das maiores do Estado. Construída em 6 de novembro de 1771, tem estilo arquitetônico romano, em forma de uma cruz latina, com uma torre à direita e o batistério à esquerda.

Já o Horto Religioso Nossa Senhora Aparecida é um espaço onde são realizados os grandes eventos de Itapetininga. O local foi inaugurado em 1922 e é palco de festas como da cerejeira, em junho, e a tradicional comemoração do aniversário da cidade, em 5 de novembro.

Do Portal do Governo do Estado