Com cachoeiras e uma rica cultura, São Luiz do Paraitinga proporciona uma viagem única

Famosa pelos casarões, cidade se destaca pela área verde

sex, 24/05/2013 - 15h35 | Do Portal do Governo

Trilhas, cachoeiras, aventura, festas e muita diversão. Quem for a São Luiz do Paraitinga tem uma viagem única. Distante 180 Km da capital, a cidade possibilita um encontro com uma rica cultura emoldurada pelas serras do Vale do Paraíba.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Em 2010, uma enchente destruiu boa parte do município. Hoje, passados três anos, o cenário mudou e grande parte das construções está restaurada. Um dos símbolos de São Luiz do Paraitinga são os casarões, que em sua maioria são tombados pelo CONDEPHAAT. Entre os destaques está a casa onde nasceu o cientista Dr. Oswaldo Cruz, construída em 1.835.

LEIA TAMBÉM
Vale do Paraíba e Litoral Norte recebem R$ 45,6 mi para obras turísticas 

Ainda no centro da cidade, está localizada a Igreja Matriz, dedicada a São Luís de Tolosa. A construção, do século 19, é um dos principais pontos religiosos da região e atualmente encontra-se em processo de reconstrução.

Partindo para a área natural, o turista encontra na Pedra do Corcovado, um visual deslumbrante. O trajeto, de difícil acesso, é cercado por várias cachoeiras e piscinas naturais. Quando se chega ao topo, é possível observar as praias de Ubatuba e Caraguatatuba.

Outro ponto que permite um amplo contato com a natureza é a Trilha das 7 Cachoeiras. Situada na região mais montanhosa de Paraitinga em plena Serra do Mar, o local conta com cachoeiras de até 40m de altura e poços de águas cristalinas perfeitas para banho.

Agora se o assunto é aventura, uma boa dica é fazer rafting pelas águas limpas e agitadas do Rio Paraibuna. Cada bote comporta cinco pessoas mais um instrutor e é possível escolher roteiros com duas, quatro ou seis horas de duração.

São Luiz do Paraitinga também guarda uma rica cultura. A Congada é uma manifestação com influência africana que utiliza danças, cantos e instrumentos como pandeiros, reco-recos, cuícas, triângulos, apitos e sanfonas. Já a Festa do Divino é um dos principais eventos que procura reforçar a crença no sagrado. Durante meses, foliões percorrem as casas arrecadando prendas e convidando os moradores para os festejos.

Do Portal do Governo do Estado