Com apoio da Fapesp biblioteca da Unicamp adquire 25 mil títulos

Com o programa FAP-Livros, a Biblioteca Octávio Ianni, da Unicamp, conquistou para seu acervo jornais, folhetos e filmes de 29 países diferentes

qua, 25/07/2012 - 11h36 | Do Portal do Governo

Reforçando o acervo que está entre os mais importantes da América Latina, a Biblioteca Octávio Ianni, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pertencente ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFHC), conclui, graças ao apoio da FAPESP (sexta chamada do Programa FAP-Livros), a aquisição de cerca de 25 mil títulos, provenientes de 29 países.

São boletins, jornais, relatórios, folhetos, cartazes, resoluções de congressos, manuais educativos e catálogos de publicações, em que todos os estados brasileiros estão representados. Foram importadas também outras 12 coleções raras e especiais dos Estados Unidos e da Europa, antes disponíveis somente em bibliotecas e arquivos do exterior e que agora podem ser consultados no IFCH.

O destaque da aquisição é a coleção Brazil’s Popular Groups, composta por 332 rolos de microfilmes cobrindo o período de 1966 a 2009. Inédita no Brasil e na América Latina, a coleção foi idealizada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos com o objetivo de documentar os movimentos populares que surgiram durante a ditadura militar brasileira e com o advento da Nova República em 1985.

E muitos outros documentos, isso fez com que para abrigar o enorme volume de títulos em papel fosse improvisada uma área anexa para abrigá-los, mas apenas até a inauguração do novo prédio da Biblioteca do IFCH previsto para ser entregue em setembro.

Do Portal do Governo do Estado