Com a mão no diploma e pé no mercado de trabalho

Programa qualifica jovens de áreas carentes e oferece estágio em multinacional

ter, 21/07/2009 - 16h23 | Do Portal do Governo

Não basta dar o peixe. É preciso ensinar a pescar. Assim diz o ditado que já se tornou um mantra quando se fala em assistência social. Por isso, o Programa de Educação para o Trabalho (PET) da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) qualifica jovens de 15 a 21 anos, em situação de vulnerabilidade social, para o mercado de trabalho. Para receber também os R$ 60 por mês provenientes do Ação Jovem, eles devem ter pelo menos 85% de freqüência escolar e não podem repetir de ano.

O projeto acaba de formar sua oitava turma com 118 jovens do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, região que possui 750 mil habitantes e 30 favelas. Durante um semestre, eles tiveram aulas com profissionais do Senac sobre marketing pessoal, transações comerciais e atitudes empreendedoras, entre outros. Puderam também vivenciar o cotidiano de grandes empresas passando 10 dias em companhias parceiras do PET.

“Conseguimos aprender a ter senso crítico, iniciativa e a ver nossos valores individuais para formar um bom trabalho em grupo”, diz o aluno Vinicius Ferreira de Souza. Para a aluna Gabriela da Silva Rodrigues, o período a despertou não só para o mercado de trabalho, mas para a “vida adulta”.

Os quinze alunos que mais se destacaram no curso participaram do processo de seleção para o programa de estágio da Coca-Cola/Femsa. Assim como o Senac, a empresa também é parceira do projeto e escolheu cinco destes alunos para estagiar durante seis meses. Na equipe de seleção, profissionais que estiveram um dia sentados na sala de aula do PET e ganharam a mesma oportunidade – muitos prolongaram os seis meses e foram efetivados na empresa.

Os escolhidos ficaram sabendo que estavam empregados durante a cerimônia de formatura da classe. Além do diploma, Elen Santana Passos, Cícero Luan Silva, Felipe Santana Serafim e Rebeca de Andrade ganharam um emprego. “É uma grande oportunidade de crescer profissionalmente. Quando recebemos uma coisa assim temos que dar valor, por isso levei tudo muito a sério desde o começo”, comemora Felipe.

Na platéia da colação, pais aplaudem o crescimento pessoal e profissional dos filhos que tiveram uma oportunidade que muitos deles não possuíram. “Estamos muito orgulhosos. Isso vai melhorar muito lá em casa. É mais aprendizado para ela e para a gente”, dizem o motorista de caminhão e a empregada doméstica, Joelson e Maria José Santana, pais de Elen.

Para a secretária da Seads, Rita Passos, a parceria entre governo e a iniciativa privada tem sido fundamental para o sucesso do programa, que já qualificou cerca de mil jovens. No final de julho, outros 150 adolescentes começam uma nova turma. Uma nova oportunidade.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo