Colônia de Férias atrai adolescentes da periferia para a Vila Olímpica Mário Covas

230 crianças participam de programa que se encerra nesta sexta-feira

qui, 20/07/2006 - 20h45 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (21), adolescentes e crianças do Conjunto Habitacional Munk, região do Butantã, participam da festa de encerramento  da primeira edição do projeto Colônia de Férias, iniciativa da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL).

A festa será realizada na Vila Olímpica Mário Covas, no Jardim Arpoador, zona Oeste da Capital.

“Esse foi um projeto piloto que deu muito certo. Queremos estender essa proposta”, comemora a coordenadora da Colônia, a diretora de Lazer da Sejel, Sônia Regina Gomes. “As crianças vem até aqui e acabam se sentindo valorizadas. Estamos conseguindo tirá-las das ruas e colocar um pouco de alegria nesses rostinhos, que muitas vezes, estão sem perspectivas de um futuro melhor”, completa.

Laís Melo Santana, 14 anos, é um exemplo dos adolescentes beneficiados pela Colônia. Grávida de cinco meses, o dia a dia dela já começa a se diferenciar das demais meninas da mesma idade, mas durante esta semana ela pôde apenas brincar com as amigas.

“Adorei vir para cá, brincar e jogar um pouco de tudo. Gosto de vôlei e futebol. Espero que a minha filha possa desfrutar de um lugar tão gostoso como este”, comenta a tímida garota, que mora com a avó e outros quatro irmãos, de um total de nove, na Cohab Munk. Ao final do dia, Laís recebeu um apetitoso lanche e seus olhos não esconderam a satisfação.

A poucos metros de Laís, brincava Edson Fernandes de Menezes, 12 anos, matriculado na 6º série da Escola cohab Munk. Ele sonha em ser jogador de futebol. Morador do Jardim João XXIII, Edson gosta de ser confundido com Ronaldinho Gaúcho. “O Ronaldinho joga muito. Quando crescer, quero jogar no ataque de um grande time”, idealiza o garoto.

A Colônia de Férias começou na segunda-feira, 17/7, e termina nesta sexta-feira, 21/7. Ao todo, participaram das atividades 230 crianças escolhidas por líderes comunitários da região. O cronograma de atividades foi desenvolvido em comum acordo entre a Sejel e voluntários da região da Vila Olímpica Mário Covas. A idéia inicial era a de escolher 200 crianças entre quatro e 14 anos, mas o número de participantes foi ampliado para 230 devido à procura.

“Aqui tem crianças sem condições de comer em casa. Eles vêm e esquecem um pouco os problemas enfrentados”, avalia Carlos Alberto Oliveira Diniz, popularmente conhecido como Paulista e responsável por 60 crianças do Jardim João XXIII, que nesta semana caminharam, diariamente, quatro quilômetros para chegar até à Vila Olímpica. “Fico feliz dos pais terem confiado em mim pra trazer todos eles, pois é como se estivessem entrando no paraíso”, destaca.

A líder comunitária da Cohab Munk, Maria da Graça Cardoso, se emociona ao comentar o projeto. “Essa garotada enfrenta muitos problemas sociais. Ter um espaço como esse é muito bom para ajudar o desenvolvimento delas. Muitas não têm nem roupas e ficam encantadas quando recebem a camiseta e o boné da Colônia”, explica Maria das Graças, que entre uma frase e outra deixa escapar lágrimas.

Além da 1ª edição da Colônia de Férias, a Vila Olímpica Mário Covas, local que abrigou a iniciativa, oferece aulas gratuitas, duas vezes por semana, de tênis de mesa e caratê a jovens de 7 a 16 anos. Para participar, contudo, é preciso comprovar a matrícula em alguma das escolas da região.

De acordo com o diretor da Vila, Marcelo Luiz Lopes Lisboa, a projeção é abrir os 181 mil metros da Vila Olímpica para grupos da terceira idade e promover atividades esportivas. “Queremos aumentar o leque de atendimentos. Buscamos fazer convênios com entidades para fomentar ainda mais nossas atividades”, informa. A população pode desfrutar, também, de aulas de futsal, basquete e tênis.

Cleber Mata

Serviço

Vila Olímpica Mário Covas

Rodovia Raposo Tavares, Km 19,5.

Jardim Arpoador- São Paulo

Tel: (11) 3785-4292