Coletivo retrata memória do povo negro brasileiro

Espetáculo teatral "Movimento nº 1" entra em cartaz no Tusp nesta quarta, 19

dom, 16/09/2012 - 15h06 | Do Portal do Governo

A recriação do imaginário do negro brasileiro é um dos pilares do trabalho do Coletivo Negro, em cartaz no Tusp a partir desta quarta-feira (19) com o espetáculo teatral Movimento nº 1. Quatro personagens apresentam ao público memórias que povoam o imaginário do negro brasileiro.

A inspiração veio da necessidade de aprofundar as relações entre as narrativas pessoais e o modo de representar e refletir a história. O trabalho baseou-se em fotografias de família, cartas, poemas, receitas de avós, simpatias, estudos sobre o teatro experimental do negro, leituras de autores africanos como Luis Bernardo Honwana e Mia Couto e viagens a comunidades quilombolas.

A montagem – em disposição espacial circular – coloca todos os participantes no mesmo plano, o que remete às antigas tradições africanas dos contadores de histórias. A música ao vivo, mistura sonoridades antigas e modernas, que fazem o cruzamento entre o passado narrado e o presente da cena.

Formado por atores negros oriundos da Escola Livre de Teatro de Santo André e da Escola de Arte Dramática da USP, o coletivo realizou vários workshops no espaço de ensaio Tendal da Lapa, sobre temas ligados à cultura negra, como: história e tradição oral, usos e costumes (alimentação e vestuário), produção musical e religião.

SERVIÇO
Tusp – Teatro da USP
Rua Maria Antônia, 294, Consolação – São Paulo
Telefone (11) 3123-5233
Quartas e quintas, às 21 horas
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Classificação: 14 anos
Até 29 de novembro

Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial