Colégios técnicos terão disciplina sobre empreendedorismo

Professores foram capacitados pelo Sebrae-SP

qua, 23/07/2008 - 9h15 | Do Portal do Governo

A partir do segundo semestre de 2009, os colégios técnicos da Universidade oferecerão a disciplina Empreendedorismo. O objetivo é ampliar as possibilidades de trabalho dos alunos incentivando-os a serem empresários. Para a implementação dos conteúdos disciplinares, 30 professores foram capacitados pelo Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em junho e julho.

Durante o curso, os professores trabalharam os temas Comportamento Empreendedor, Cultura da Cooperação, Ética e Cidadania, Cultura da Sustentabilidade, Inovação, entre outros, além de participarem de dinâmicas de grupo.

Docente da Disciplina Informática, Marcos Morise, do Colégio Técnico de Jaboticabal, acredita que o conteúdo do curso poderá ser muito bem aproveitado. “Se os professores repassarem o que foi apresentado, com certeza os alunos poderão ser ótimos empreendedores”. Além da capacitação, o Sebrae-SP coloca à disposição dos colégios softwares, apostilas e suporte técnico-acadêmico.

De acordo com a diretora do Colégio Técnico Industrial do câmpus de Guaratinguetá, Maria Auxiliadora Ribeiro Fortes Gonçalves, a nova disciplina será implantada em conjuntos pelos três colégio. “Creio que a primeira ação seja o encaminhamento da proposta de alteração da grade curricular  aos órgãos competentes”. A próxima reunião entre os diretores ocorrerá em agosto.

Para Erberto José da Silva, diretor do Colégio Técnico Agrícola  do câmpus de Jaboticabal, a inserção da disciplina de Empreendorismo dinamizará o curso. “Acreditamos que esse conteúdo poderá despertar o espírito empreendedor nos estudantes”. O diretor do Colégio Técnico Industrial do câmpus de Bauru, Carlos Augusto Magalhães, acrescenta que a iniciativa ampliará a qualidade de ensino.

O assessor da pró-reitora de Graduação, José Roberto Corrêa Saglietti acredita que poderá haver um outro curso de capacitação no próximo semestre assessor. “Quando nossos alunos forem para o mercado de trabalho, eles terão mais uma opção de atuação”, finaliza.

Da Unesp