Coleção Aplauso lança 31 títulos na Mostra de Cinema de SP

Dentre as novas biografias estão a dos dos atores Walmor Chagas e Joana Fomm, e do cineasta Orlando Senna

qua, 22/10/2008 - 8h07 | Do Portal do Governo

Com 31 novos livros, a Coleção Aplauso chega ao 156º título e comemora seu quinto ano de resgate do cenário cultural brasileiro. Criada em 2004 e desde então com lançamentos especiais na Mostra de Cinema, a coleção lança, agora, 31 novos livros, entre os quais as biografias dos atores Walmor Chagas e Joana Fomm, do cineasta Orlando Senna e roteiros de filmes da recente safra do cinema nacional, como Não por acaso e Estômago.

As biografias de Walmor Chagas, Joana Fomm, Sonia Guedes, Lolita Rodrigues, Louise Cardoso, Geórgia Gomide, Celso Nunes, Regina Braga, Orlando Senna, Ivan Cardoso, Mauro Alice e Agostinho Martins Pereira estão entre os 31 títulos que a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo lança pela Coleção Aplauso no dia 28 de outubro, no Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 – 4º andar), durante a 32º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Além de contar a história desses atores e cineastas que participaram ativamente da formação e evolução do cinema, teatro e da televisão no Brasil, a coleção lançará onze roteiros de filmes produzidos depois da chamada “Retomada do Cinema Nacional”.

Na festa de lançamento, já tradicional durante a Mostra de Cinema, atores, autores, diretores e convidados serão recebidos pelo crítico e comentarista Rubens Ewald Filho, coordenador da coleção, e Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial e idealizador da Aplauso.

Com 156 títulos já lançados, a coleção traça o perfil de dramaturgos, atores, atrizes e diretores de televisão, cinema e teatro, e também publica roteiros cinematográficos e peças de teatro. Além de ser um documento sobre toda a produção cultural brasileira, ela presta homenagem ainda em vida a personagens da cena artística do País.

O perfil dos biografados pela Coleção Aplauso é fruto de várias entrevistas colhidas por jornalistas experientes, que tiveram a tarefa de escrever o texto em primeira pessoa – o que confere aos livros o caráter de um relato autobiográfico, com direito às lembranças da infância e dos momentos mais marcantes da vida de cada artista. O resultado, um retrato profundamente humano de homens e mulheres que deram sua vida para a arte, poderá agora ser conferido por estudantes, pesquisadores e o público em geral. Para facilitar o acesso dos alunos da rede estadual, a Imprensa Oficial preparou uma edição especial com 20 títulos em capa dura que foram enviados a todas as escolas. Desde o início deste ano, essas obras podem ser lidas pelos cerca de quatro mil estudantes da rede pública.

“A Coleção Aplauso tem como proposta lançar livros com informações que corriam o risco de se perder por falta de recursos, interesse comercial e até pela inexistência de uma política voltada para resgatar, valorizar e consolidar a rica trajetória da produção brasileira nas artes cênicas”, diz Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

A cada ano, a Imprensa Oficial consolida sua longa parceria com a Mostra de Cinema. Um dos exemplos deste trabalho é a produção gráfica dos catálogos da Mostra, realizada pela Imprensa Oficial.

“Nosso lançamento em 2007 foi um sucesso enorme e vimos com satisfação toda a classe artística reunida em momentos emocionantes, como a última aparição pública de Rubens de Falco e homenagens a veteranos como Tatiana Belinky”, lembra Rubens Ewald Filho.

Os lançamentos da Coleção Aplauso custam R$ 15,00 (formato de bolso) e R$ 30,00 (especiais) e podem ser adquiridos nas livrarias ou pelo site www.imprensaoficial.com.br.

Os lançamentos

Série Especial

Walmor Chagas – Ensaio Aberto para Um Homem Indignado (Djalma Limongi Batista)

Série Cinema Brasil

Agostinho Martins Pereira – O Idealista (Maximo Barro)
Antonio Carlos da Fontoura – Espelho da Alma (Rodrigo Murat)
Geraldo Moraes – O Cineasta do Interior (Klecius Henrique)
Ivan Cardoso – O Mestre do Terrir (Remier Lion Rocha)
Mauro Alice – Um Operário do Filme (Sheila Schvarzman)
Miguel Borges – Um Lobisomem Sai das Sombras (Antônio Leão da Silva Neto)
Orlando Senna – O Homem da Montanha (Hermes Leal)
Vladimir Carvalho – Pedras da Lua e Pelejas no Planalto (Carlos Alberto Mattos)
José Antonio Garcia (Marcel Nadale)

Série Perfil

Arllete Montenegro – Fé, Amor e Emoção (Alfredo Sternheim)
Geórgia Gomide – Uma atriz brasileira (Eliana Pace)
Isabel Ribeiro – Iluminada (Luís Sergio Lima e Silva)
Joana Fomm – Minha História é Viver (Vilmar Ledesma)
Lolita Rodrigues – De Carne e Osso (Eliana Castro)
Louise Cardoso – A mulher do Barbosa (Vilmar Ledesma)
Regina Braga – Talento é um Aprendizado (Marta Goés)
Sônia Guedes – Chá das Cinco (Adélia Nicolete)
Vera Nunes – Raro Talento (Eliana Pace)

Série Teatro Brasil

Celso Nunes – Sem Amarras (Eliana Rocha)

Roteiros

Fim de Linha
Estômago
Cidade dos Homens
Batismo de Sangue
Onde andará Dulce Veiga?
Os 12 Trabalhos
O Ano em que meus pais saíram de férias
Chega de Saudade
O Céu de Suely
Quanto Vale ou é por Quilo
Não por acaso

Da Imprensa Oficial