Coleção Aplauso lança 31 livros na Mostra de Cinema

Evento aconteceu nesta terça-feira, 28, às 19 horas, no Shopping Frei Caneca

ter, 28/10/2008 - 14h58 | Do Portal do Governo

Atualizado às 19h44

As biografias de Walmor Chagas, Joana Fomm, Sonia Guedes, Lolita Rodrigues, Louise Cardoso, Geórgia Gomide, Celso Nunes, Regina Braga, Orlando Senna, Ivan Cardoso, Mauro Alice e Agostinho Martins Pereira estão entre os 31 títulos que a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo lançou nesta terça-feira, 28, pela Coleção Aplauso no Shopping Frei Caneca, na 32º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Além de contar a história desses atores e cineastas que participaram ativamente da formação e evolução do cinema, teatro e da televisão no Brasil, a coleção lançará onze roteiros de filmes produzidos depois da chamada “Retomada do Cinema Nacional”.

Com 157 títulos já lançados, a coleção traça o perfil de dramaturgos, atores, atrizes e diretores de televisão, cinema e teatro, e também publica roteiros cinematográficos e peças de teatro. Além de ser um documento sobre toda a produção cultural brasileira, ela presta homenagem ainda em vida a personagens da cena artística do País.

O perfil dos biografados pela Coleção Aplauso é fruto de várias entrevistas colhidas por jornalistas experientes, que tiveram a tarefa de escrever o texto em primeira pessoa – o que confere aos livros o caráter de um relato autobiográfico, com direito às lembranças da infância e dos momentos mais marcantes da vida de cada artista.

O resultado, um retrato profundamente humano de homens e mulheres que deram sua vida para a arte, poderá agora ser conferido por estudantes, pesquisadores e o público em geral. Para facilitar o acesso dos alunos da rede estadual, a Imprensa Oficial preparou uma edição especial com 20 títulos em capa dura que foram enviados a todas as escolas. Desde o início deste ano, essas obras podem ser lidas pelos cerca de quatro mil estudantes da rede pública.

“A Coleção Aplauso tem como proposta lançar livros com informações que corriam o risco de se perder por falta de recursos, interesse comercial e até pela inexistência de uma política voltada para resgatar, valorizar e consolidar a rica trajetória da produção brasileira nas artes cênicas”, diz Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

A cada ano, a Imprensa Oficial consolida sua longa parceria com a Mostra de Cinema. Um dos exemplos deste trabalho é a produção gráfica dos catálogos da Mostra, realizada pela Imprensa Oficial.

“Nosso lançamento em 2007 foi um sucesso enorme e vimos com satisfação toda a classe artística reunida em momentos emocionantes, como a última aparição pública de Rubens de Falco e homenagens a veteranos como Tatiana Belinky”, lembra Rubens Ewald Filho.

Os lançamentos da Coleção Aplauso custam R$ 15,00 (formato de bolso) e R$ 30,00 (especiais) e podem ser adquiridos nas livrarias ou pelo site www.imprensaoficial.com.br.

Os lançamentos

Série Especial

Walmor Chagas – Ensaio Aberto para Um Homem Indignado (Djalma Limongi Batista)
Série Cinema Brasil
Agostinho Martins Pereira – O Idealista (Maximo Barro)
Antonio Carlos da Fontoura – Espelho da Alma (Rodrigo Murat)
Geraldo Moraes – O Cineasta do Interior (Klecius Henrique)
Ivan Cardoso – O Mestre do Terrir (Remier Lion Rocha)
Mauro Alice – Um Operário do Filme (Sheila Schvarzman)
Miguel Borges – Um Lobisomem Sai das Sombras (Antônio Leão da Silva Neto)
Orlando Senna – O Homem da Montanha (Hermes Leal)
Vladimir Carvalho – Pedras da Lua e Pelejas no Planalto (Carlos Alberto Mattos)
José Antonio Garcia (Marcel Nadale)

Série Perfil

Arllete Montenegro – Fé, Amor e Emoção (Alfredo Sternheim)
Geórgia Gomide – Uma atriz brasileira (Eliana Pace)
Isabel Ribeiro – Iluminada (Luís Sergio Lima e Silva)
Joana Fomm – Minha História é Viver (Vilmar Ledesma)
Lolita Rodrigues – De Carne e Osso (Eliana Castro)
Louise Cardoso – A mulher do Barbosa (Vilmar Ledesma)
Regina Braga – Talento é um Aprendizado (Marta Goés)
Sônia Guedes – Chá das Cinco (Adélia Nicolete)
Vera Nunes – Raro Talento (Eliana Pace)

Série Teatro Brasil

Celso Nunes – Sem Amarras(Eliana Rocha)

Roteiros

Fim de Linha, Estômago, Cidade dos Homens, Batismo de Sangue, Onde andará Dulce Veiga?, Os 12 Trabalhos, O Ano em que meus pais saíram de férias, Chega de Saudade, O Céu de Suely, Quanto Vale ou é por Quilo, Não por acaso.

Da Imprensa Oficial