Coleção Aplauso chega às escolas estaduais nesta quinta

Quatro mil escolas serão atendidas pelo projeto

qui, 20/12/2007 - 8h52 | Do Portal do Governo

A partir de agora os estudantes da rede estadual de ensino terão nas bibliotecas de suas escolas um kit especial da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Serão 20 livros em capa dura que contam a história de Paulo José, Irene Ravache, Gianfrancesco Guarnieri, Marcos Caruso, Leilah Assumpção, Tatiana Belinky, Rolando Boldrin e muitos outros atores, dramaturgos e cineastas que fizeram – e fazem – a história das artes no Brasil. O lançamento do projeto Aplauso nas Escolas será hoje, dia 20 de dezembro, às 13h30, na Escola Estadual Antônio Firmino de Proença, situada à Rua da Mooca, nº 363, em São Paulo, e até janeiro as demais escolas receberão as obras. O governador José Serra, idealizador do projeto, fará a entrega dos livros e vai inaugurar as novas instalações da biblioteca, trabalho feito pela Imprensa Oficial dentro do programa Empresa Educadora, do Governo do Estado. O governador também vai vistoriar as obras de reforma em andamento na escola.

“A Coleção Aplauso tem como proposta lançar livros com informações que corriam o risco de se perder por falta de recursos, interesse comercial e até pela inexistência de uma política voltada para resgatar, valorizar e consolidar a rica trajetória da produção brasileira nas artes cênicas”, comenta Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

“A iniciativa pretende incentivar a leitura entre estudantes da rede pública de ensino. Quando os alunos de quatro mil escolas voltarem das férias de verão, os primeiros vinte títulos da coleção já estarão nas bibliotecas”, garante Vera Lúcia Wey, chefe de gabinete da Imprensa Oficial. A Aplauso registra a memória cultural de artistas, cineastas, dramaturgos que fazem parte da nossa história. “As biografias contam suas vidas, suas lutas, exemplos de garra, persistência e desafios. Acreditamos que os livros serão valiosos para os jovens porque retratam o cotidiano de pessoas que acreditaram na força do talento e seus ideais para atingir seus objetivos”, explica Vera Wey.

Para a diretora da escola, Catarina Aparecida de Campos Munhoz, os quase dois mil estudantes da 5ª série do Ensino Fundamental ao Ensino Médio terão um novo motivo para visitar a biblioteca. “É maravilhoso que nossos alunos tenham acesso a histórias de vida tão bonitas. Essa coleção é encantadora e vem para a nossa escola numa hora muito boa”. Além da doação dos kits, a Imprensa Oficial fez uma ampla reforma na biblioteca, transformando o local num verdadeiro espaço de leitura. Foram instalados nove pontos de computadores para os alunos fazerem pesquisas, um grande sofá para lerem confortavelmente e novas estantes.

Os 20 títulos da Coleção

Rolando Boldrin – Palco Brasil

Jorge Bodanzky – O Homem com a Câmera

Fernando Meirelles – Biografia Prematura

José Dumont – Do Cordel às Telas de Cinema

Maria Adelaide Amaral – A Emoção Libertária

Alcides Nogueira – Alma de Cetim

Paulo José – Memórias Substantivas

Irene Ravache – Caçadora de Emoções

Carlos Reichenbach – O Cinema como Razão de Viver

Silvio de Abreu – Um Homem de Sorte

Maurice Vaneau – Artista Múltiplo

Cleyde Yaconis – Dama Discreta

Ruth de Souza – Estrela Negra

Braz Chediak – Fragmentos de uma Vida

Reginaldo Faria – O Solo de um Inquieto

Anselmo Duarte – O Homem da Palma de Ouro

Gianfrancesco Guarnieri – Um Grito Solto no Ar

Marcos Caruso – Um Obstinado

Leilah Assumpção – A Consciência da Mulher

Tatiana Belinky – E Quem Quiser… Que Conte Outra

Sobre a Coleção Aplauso

Com 117 títulos já lançados que contam a história do cinema, da televisão e do teatro brasileiro por meio de seus principais protagonistas, a Coleção Aplauso foi idealizada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo em 2004. Nesses três anos, a coleção retratou a trajetória e o trabalho de artistas consagrados e contemporâneos como Sérgio Cardoso, Anselmo Duarte, Aracy Balabanian, Bete Mendes, Eva Wilma, Fernando Meirelles, Gianfrancesco Guarnieri, Leonardo Villar, Maria Adelaide Amaral, Paulo José, Raul Cortez, Sílvio de Abreu e Zezé Mota. Ao longo de 2008, todos os títulos serão enviados às bibliotecas das escolas estaduais.

A coleção é coordenada pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho e traz livros no formato pocket e com preços populares. Os textos são leves e escritos em primeira pessoa por jornalistas a partir dos depoimentos dos biografados. Além dos perfis, são publicados roteiros de cinema, muitos deles comentados e acrescidos de crítica e ficha técnica, compondo documentação inédita sobre a filmografia nacional dirigida ao público em geral, mas que interessa, sobretudo, a estudiosos e pesquisadores.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)