COE resgata dois jovens que ficaram mais de 72 horas na Serra do Mar

Policiais do COE encontram jovens perto de uma cachoeira

qui, 02/08/2007 - 20h10 | Do Portal do Governo

Dois rapazes, A.A., de 21 anos e A.S.S.J., 23, que estavam desde segunda-feira (30) na Serra do Mar, na região de Paranapiacaba, foram resgatados às 11h30 de hoje (2) por cerca de 30 policiais do Comandos e Operações Especiais (COE), com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar, além de dois cães acompanhados de seis PMs do canil.

Segundo o sargento Moraes do COE, os policiais encontraram os jovens próximos a cachoeira da fumaça e os encaminharam ao Pronto Socorro de Rio Grande da Serra. Os dois já foram medicados e liberados do hospital. A viagem dos dois começou na manhã do dia 30 de julho, quando levaram equipamentos de camping com destino a cachoeira. “Eles levaram alimentação para ficarem dois dias na mata e, por isso, agüentaram bem”, informou o sargento.

Os dois foram dados como desaparecidos na noite de terça-feira (31). O Corpo de Bombeiros fez buscas no local, que é conhecido como “Vale da Morte” por causa da quantidade de cachoeiras e penhascos. Às 8h de ontem, o COE assumiu a operação que terminou nesta manhã.

Nas buscas foram utilizados “carta da região, bússola, GPS (Global Positioning System) e o google earth”, site que mostra fotos tiradas por satélite. Com essa tecnologia, PMs percorreram duas trilhas que levam a dois mirantes, o Vale Delazesi e a cachoeira da fumaça.

O início da procura foi nesses pontos, pois o último contato dos desaparecidos com os familiares ocorreu na cachoeira da fumaça, na manhã de terça-feira, onde eles estavam acampados. De acordo com informações da polícia, os parentes disseram que eles estariam voltando para casa.

Marília Taufic/Lessandro Vendrame

Da Secretaria da Segurança Pública

C.M.