Cláudio Lembo visita o Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis

Parque ocupa uma área de 96.800m², mais de 90% de mata natural

sex, 29/12/2006 - 15h10 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo visitou, na manhã desta sexta-feira (29/12), o Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis. Inaugurado em 22 de setembro de 1996, o parque ocupa uma área de 96.800m², mais de 90% de mata natural, que servem de refúgio para diversos tipos de animais silvestres.

O rio Tietê nasce na Serra do Mar, no bairro da Pedra Rajada, em Salesópolis, a 113 Km da Capital e 22 Km do Oceano Atlântico. Ele atravessa a Mata Atlântica e todo o Estado de São Paulo, recebe afluentes durante o percurso e deságua no rio Paraná.

O Parque Nascentes do Tietê preserva e valoriza as nascentes do rio e seu entorno e permite visitas monitoradas da sociedade, escolas, empresas e entidades ambientalistas. Oferece, também, aos visitantes trilhas e o Museu Iconográfico.

Em 1953, foi determinado o local da nascente do rio Tietê, em terras paulistas, legitimando-o como marco histórico do povoamento de São Paulo.

Lembo destacou a relação do Rio Tietê com o povo paulista “Somos uma gente diferenciada pela vontade de trabalhar, pelo esforço, com essa garra paulista, que é a garra do Rio Tietê que tem orgulho de nascer em São Paulo e cortar todo o Estado”, declarou.

O governador, também, visitou a igreja matriz e o Mercado Municipal de Salesópolis, acompanhado pelo secretário de Energia e Recursos Hídricos, Mauro Arce, o prefeito Rafael Silva e o deputado estadual Luis Carlos Gondim.