Cláudio Lembo visita Arquivo Público do Estado

nd

dom, 24/09/2006 - 14h20 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo visitou, na manhã deste domingo (24/09), o Arquivo Público do Estado. A instituição, criada em 1721, é a mais antiga de São Paulo e guarda documentos administrativos atuais e de séculos passados.

O acervo ocupa dois prédios que guardam desde inventários até atestados de óbitos emitidos em hospitais públicos e relatórios criminais de diversos momentos da história do Brasil, como a Revolução Constitucionalista de 1932 e a ditadura militar de 1964.

Lembo destacou a importância do acervo para a sociedade. “É uma coisa notável a preservação da nossa história. Nesses documentos excepcionais, nós podemos perceber toda a evolução de São Paulo e do Brasil”, afirmou.

Diversidade

O público encontra no local, além de documentos públicos, uma grande mapoteca, laboratórios técnicos de restauro e microfilmagem, bibliotecas com livros raros e extensa hemeroteca composta por periódicos raros, como a edição inaugural do jornal Correio Braziliense – editado no ano de 1808 em Londres e considerado o primeiro jornal brasileiro.

Há, também, acervos fotográficos com cerca de um milhão de imagens e milhares de rolos de microfilmes. No total, há mais de 2,5 quilômetros de materiais empilhados – medida usada para quantificar documentos -, o que faz da instituição um dos maiores arquivos do País.

Os pesquisadores mostraram para o governador, entre outros documentos históricos, um Título de Eleitor da época do Império e cartas de D. Pedro II, de 1829. Ele teve acesso também a uma foto do enterro do músico Carlos Gomes, em 1897.

O governador disse que a população deveria visitar o Arquivo do Estado para conhecer melhor a história de São Paulo. “É importante saber que temos história, uma história rica de pessoas que tiveram muita dignidade”, declarou.

A instituição guarda também documentos e fotos do antigo Departamento de Ordem Política e Social (Deops), que passou a fazer parte do acervo em 1992. Esses materiais estão divididos em prontuários nominais e dossiês, os quais podem ser consultados pelo público mediante assinatura de termo de responsabilidade sobre a informação.

Além de preservar documentos históricos, o Arquivo do Estado cumpre função cultural na cidade. Dispõe de anfiteatro, três prédios, 14 depósitos para o acervo, laboratórios, sala de aula e galeria de exposição. Mantém, ainda, biblioteca de apoio à pesquisa com 39 mil volumes, o núcleo da Biblioteca Estadual com 25 mil livros e uma livraria na qual o visitante encontra de best sellers a livros exclusivos.

André Muniz