Cláudio Lembo recebe visita de solidariedade de Governador de Minas Gerais

Polícias dos dois estados passam a intensificar troca de informações

qua, 09/08/2006 - 18h00 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo recebeu na tarde desta quarta-feira (09/08), no Palácio dos Bandeirantes, a visita do governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Eles discutiram a questão da segurança pública no País e acordos firmados com o governo Federal em abril, relativos à Lei Kandir. O governador mineiro demonstrou ser solidário a Cláudio Lembo nas ações adotadas em São Paulo para combater o crime organizado.

Os governadores informaram, ainda, que as forças de segurança paulistas e mineiras aprofundarão o trabalho mútuo do serviço de inteligência. “Tenho confiança e respeito pelo governador Lembo. Já havíamos avançando na inteligência de nossas polícias e vamos aprofundar ainda mais a nossa relação. Não há fronteiras para o crime organizado e o crescimento da violência é a grande chaga da nossa contemporaneidade”, comentou Aécio Neves.

Durante o encontro, Cláudio Lembo voltou a reiterar a integração existente entre a polícia paulista e o Exército brasileiro. “Todos sabem que recebemos recentemente um helicóptero do Exército. O trabalho de inteligência é pleno entre Exército e Polícia Militar. É uma relação contínua de troca de informações e de conhecimento. Se precisarmos de mais auxílio teremos a nobreza de solicitar”, comentou. Para ele, a atribuição do Exército é proteger a soberania social e não ocupar ruas.

Sobre a liberação de R$ 100 milhões anunciados em julho pelo ministério da Justiça, o governador observou que o montante é pequeno dado à dimensão da necessidade de São Paulo. “Solicitamos R$ 700 milhões e sabemos que o governo Federal tem seus bloqueios financeiros e suas situações difíceis que acabam sendo compreensíveis”.

Já em relação à saída temporária de presos durante o dia dos pais, Lembo explicou, “é uma determinação do Poder Judiciário e dentro do Estado de Direito nos cabe cumprir as normas e não debater”, disse.

Lei Kandir

A não transferência de parcelas aos Estados pela União referentes à Lei Kandir como havia sido acordado com o Governo Federal em abril deste ano, foi outro tema do encontro entre os governadores Cláudio Lembo e Aécio Neves. Lembo autorizou Aécio a representar São Paulo em encontro marcado para segunda-feira com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

“Esperamos que não apenas os Estados, mas a União também possa contribuir com o crescimento das exportações. Iremos tratar exatamente dessa questão e com autorização do governador Cláudio Lembo,estaremos pautando o nosso encontro com o Mantega falando em nome de São Paulo”, concluiu Aécio.

Cleber Mata