Cláudio Lembo participa do seminário “Inclusão Social: Questão de Cidadania”

Evento foi realizado no Ministério Público do Estado de São Paulo

seg, 30/10/2006 - 12h42 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na manhã desta segunda-feira, dia 30, do seminário “Inclusão Social: Questão de Cidadania”. Promovido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça e Cidadania, o evento foi realizado na sede do Ministério Público Estadual.

Esse foi primeiro seminário realizado após a criação da instalação do Grupo de Atuação Especial de Inclusão Social da Comarca da Capital, em julho deste ano. O grupo tem como objetivo a adoção de medidas de caráter judicial e extrajudicial, destinada a combater a pobreza e a exclusão social.

Durante o seu discurso, o governador disse que o problema da inclusão social no Brasil, particularmente em São Paulo, é extremamente grave.  “Só na cidade de São Paulo existem 2.019 favelas. Na Região Metropolitana de São Paulo são 2.979. Isso demonstra que nós temos 430 mil domicílios em favela, o que dá uma população 1,6 milhão de pessoas em moradias subumanas”, informou o governador, lembrando que esse é um desafio para os futuros governantes.

 Lembo destacou que o Ministério Público de São Paulo está sendo um instrumento importante de dinamismo social nestas áreas de carência. “Infelizmente, aquele que vive em moradia subumana não tem voz, porque ele não ingressa na sociedade de consumo. Portanto, a melhor voz que ele poderia ter nesse caso é o Ministério Público de São Paulo. Fico feliz em saber que o Ministério Público do meu estado está ativo e dinâmico neste trabalho”.

  Participaram do seminário Rodrigo César Rebello Pinho (Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo), João Francisco Moreira Viegas (Procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça e Cidadania) e Eunice Aparecida de Jesus (secretária da Justiça de Defesa da Cidadania), entre outras autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, acadêmicos e voluntários.         

Confia íntegra do discurso do governador Cláudio Lembo