Cláudio Lembo participa do Fórum Nacional para Expansão do Porto de Santos

Ele participou do encerramento do fórum que discute as principais questões relativas ao complexo portuário

seg, 04/09/2006 - 20h24 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na noite desta segunda-feira, dia 4, do encerramento do “Santos Export 2005” – Fórum Nacional para Expansão do Porto de Santos, na sede da Federação das Indústrias Estado de São Paulo.

O fórum organizado pelo grupo “A Tribuna”, tem o objetivo de discutir as principais questões relativas ao complexo portuário de Santos que tem uma área de influência de aproximadamente 1,4 milhão de km². Com 7.765.100 m² é dotado de mais de 13 mil metros de cais acostável comportando 63 embarcações. Dispõe também de terminais especializados para operação de carga geral sendo quatro terminais de uso privativo.

Lembo disse que está se empenhando para as reformas do Porto inclusive junto ao Governo Federal. Ele lembrou que nas próximas semanas começam as obras do trecho Sul do Rodoanel tornando essas reformas essenciais. “Quando essa obra estiver pronta teremos uma carga muito maior de caminhões e isso pode trazer problemas para a cidade de Santos”, ressaltou o governador.

Ele lembrou que a inciativa privada é fundamental para a reestruturação do Porto de Santos. “Não creio que se possa fazer isso sem as Parcerias Público Privada (PPPs), pois o custo é altíssimo, mas o Governo de São Paulo está com olhos dirigidos ao Porto de Santos pela importância que ele tem para o Estado e para o País”, concluiu o governador .

A movimentação de cargas pelo Porto de Santos registrou 72 milhões de toneladas em 2005 e a previsão para 2006 é alcançar 76 milhões de toneladas. O complexo portuário santista é responsável por 27% de todo o valor comercial exportado e importado.

Carlos Prado