Cláudio Lembo participa de congresso em comemoração aos 30 anos do Procon

O governador participou do painel "Defesa do Consumidor no Mundo Globalizado. Evento termina na próxima quarta-feira, dia 3

ter, 02/05/2006 - 20h12 | Do Portal do Governo

Na noite desta terça-feira, dia 2, o governador Cláudio Lembo participou da abertura do Congresso “Defesa do Consumidor no Mundo Globalizado”, realizado pela Fundação Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo de São Paulo. O evento foi realizado junto com o 22º Encontro Estadual de Defesa do Consumidor. Durante a cerimônia foi lançado o “Carimbo Comemorativo” em virtude do aniversário de 30 anos do Procon/SP.

Durante seu discurso o governador elogiou os 30 anos da Fundação. “O Procon é motivo de orgulho para São Paulo e para todos nós que convivemos com o mercado. Nós sabemos como o mercado não tem respeito e não tem barreiras,  porque faz parte do jogo capitalista”, disse Cláudio Lembo.

Entre os temas discutidos no congresso, que termina amanhã, dia 3, está a “Globalização e superendividamento” que irá discutir a sociedade de consumo, por um lado, e a oferta e publicidade que seduzem e levam o cidadão ao endividamento decorrente, pelas vias do crédito fácil.

Outro tema abordado será o “Direito do Consumidor Fronteiras Geográficas e Fronteiras Jurídicas”. A globalização, ao contrário do direito, não conhece limites geográficos. A questão é: Como efetivar a proteção e a defesa do consumidor num mundo onde as partes (consumidor e fornecedor) estão em diametralmente opostas do globo.

Serão debatidos ainda : Meios Alternativos de Soluções de Conflitos nas Relações de Consumo Mediação e Arbitragem, O Ecossistema Equilibrado e os Desafios do Consumo Sustentável, O Direito do Consumidor de 2ª Geração.

O congresso está sendo realizado na Associação dos Advogados de São Paulo.

Além do governador Lembo, participaram da abertura a secretária estadual de Justiça e da Defesa da Cidadania, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, e o Diretor Regional dos Correios de São Paulo, Marcos Antonio Vieira da Silva.