Cláudio Lembo participa de comemoração do Dia do Exército Brasileiro

Na ocasião, foram entregues as medalhas da Ordem do Mérito Militar

qua, 19/04/2006 - 12h27 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou nesta quarta-feira, dia 19, da solenidade cívico-militar em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro.

Na ocasião, foram entregues as medalhas da Ordem do Mérito Militar. A homenagem é concedida a militares da Forças Armadas e também a brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado importantes serviços ao Exército.

“Tenho um grande respeito pelo Exército brasileiro, porque representa a própria soberania nacional”, destacou o governador.

Dia do Exército

No dia 19 de abril de 1648, aconteceu, em Pernambuco, a 1ª Batalha dos Guararapes contra os invasores holandeses, o que seria o marco inicial da defesa do território brasileiro.

A Holanda, maior financiadora e distribuidora do açúcar do Brasil, através da Companhia das Índias Ocidentais, promoveu uma expedição à costa brasileira, apoderando-se de parte do território da Bahia, em 1624.

Em 1630, conquistou o maior centro mundial de produção de açúcar, a Capitania de Pernambuco.

As boas relações iniciais com a Holanda foram se decompondo e, em 13 de junho de 1645, ocorreu o primeiro confronto entre invasores e brasileiros.

A resistência prosseguiu e, em 19 de abril de 1648, a primeira força regular uniformizada brasileira venceu os holandeses na 1ª Baralha de Guararapes.

Somente em 1649 com nova vitória dos brasileiros na 2ª Batalha dos Guararapes, os holandeses foram definitivamente expulsos do Brasil.

“A Batalha de Guararapes é tão singular e rica de significado para os brasileiros. Nós expulsamos aqueles que queriam romper a integridade física do país e também a própria nacionalidade”, disse o governador.

Macedo Júnior