Cláudio Lembo participa das comemorações de 75 anos da Casa Militar

Na ocasião, o governador recebeu a Medalha Comemorativa do Jubileu de Brilhante

sex, 22/09/2006 - 13h18 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou nesta sexta-feira, dia 22, no Palácio dos Bandeirantes, das comemorações de 75 anos da Casa Militar.

Na ocasião, Lembo recebeu a Medalha Comemorativa do Jubileu de Brilhante. Além do governador, também receberam a condecoração a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Renéa Lembo,  a Coronel Fátima Ramos Dutra, secretária chefe da Casa Militar e coordenadora estadual da Defesa Civil, e o comandante geral da Polícia Militar, Elizeu Eclair Teixeira Borges. 

Casa Militar

A Casa Militar do Gabinete do Governador, criada em 23 de setembro de 1931, tinha como função exclusiva de executar a função de ajudante de ordens do Presidente do Estado (Governador). A segurança dos Palácios ficava a cargo da Companhia Independente de Polícia de Guarda dos Palácios. Seu primeiro chefe foi o coronel Polimércio de Rezende.

Em 1975, a Casa Militar foi reorganizada e passou a exercer também a função de segurança do governador. Com status de secretaria de Estado, o órgão tem a competência de planejar, dirigir  e executar a segurança física dos Palácios do Governo; coordenar a recepção das autoridades; assessorar o governador nos assuntos relativos às Forças Armadas ou de natureza militar; e coordenar o sistema da Defesa Civil do Estado de São Paulo.    

Jubileu de Brilhante

Instituída por meio do decreto nº 50.962/06, assinado pelo governador Cláudio Lembo, a medalha Jubileu de Brilhante tem o objetivo de premiar pessoas físicas e jurídicas, organizações civis e militares, nacionais e estrangeiras que, por seus méritos e pelos serviços prestados ao Estado de São Paulo  e a seu povo tenham, de algum modo, contribuído para o engrandecimento da Instituição.